O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista das 180 cidades em que serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado, que tem realização prevista para março de 2024.
“Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, afirmou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI.
Será a primeira vez que o governo federal aplicará uma prova simultânea para preencher vagas em 21 órgãos da administração pública. Ao todo, serão selecionados 6.640 novos servidores.
Segundo o ministério, a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela Comissão Organizadora do CPNU para a escolha das cidades. Foram selecionadas somente cidades com mais de 100 mil habitantes, utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Serão 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul.
“Queremos aumentar a representatividade dessa força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame para que isso se reflita na Administração Pública Federal”, disse o secretário.
Veja aqui a lista completa das cidades onde as provas serão aplicadas.