Seminário debate cidadania financeira e inclusão no sistema financeiro

  • Categoria do post:JOTA

Acadêmicos, autoridades e especialistas do mercado financeiro vão se reunir na próxima quinta-feira (13) para discutir os caminhos e os desafios para a promoção da cidadania financeira no Brasil no 1º Seminário Propague de Cidadania Financeira, em Belo Horizonte (MG).  

Uma realização do Instituto Propague em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o seminário tem como objetivo promover o debate e a produção científica sobre as quatro dimensões da cidadania financeira: educação, inclusão, proteção e participação.

A programação inclui debates sobre crédito digital, o impacto das instituições de pagamento na promoção da inclusão financeira, o potencial do Pix Garantia para ampliação de crédito a micro e pequenas empresas, estratégias de prevenção a fraudes e golpes e iniciativas para ampliação do acesso e redução de custos do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Ao final do seminário, haverá o lançamento de chamada de artigos para uma edição especial da Revista da PGBC sobre cidadania financeira, concebida em parceria com o Instituto Propague.

Entre os painelistas confirmados estão Lucas Freire (procurador-geral adjunto do Banco Central), Diogo Cruz (chefe da Divisão de Estudos e Monitoramento do Depef do Banco Central), João Paulo Resende Borges (coordenador geral de regulação do Sistema Financeiro da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda), Rodrigo Daur (presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB-MG) e as professora da UFMG Rubia Carneiro Neves.

O seminário será realizado no dia 13 de novembro, das 9h às 18h, no Auditório Máximo Alberto Deodato da Faculdade de Direito da UFMG. Mais informações, programação completa e inscrições em: seminariopropague.com.br.