Sem Sessão da Tarde: Curitiba aprova PL para retirar TV aberta de postos de saúde

  • Categoria do post:JOTA

Foi aprovado em sessão ordinária na Câmara Municipal de Curitiba o ‘Projeto Antiglobo’ (PL 005.00086.2025), que proíbe a transmissão de canais de televisão aberta nas unidades de saúde da cidade. O projeto, de autoria do vereador Eder Borges (PL), determina a exibição apenas de conteúdos elaborados pelo município. O vereador comemorou a aprovação do projeto e agradeceu: “Menos Rede Globo em postos de saúde.”

O projeto determina que a programação deverá ter caráter orientativo, privilegiando informações sobre a prevenção de doenças, educação básica sobre saúde e conscientização de hábitos saudáveis. Na justificativa, o autor argumenta que o uso da grade regular da TV aberta não contempla as boas práticas que as secretarias têm competência e podem elaborar. O texto, aprovado na terça-feira (3/9), teve voto favorável dos 23 vereadores presentes na sessão e nenhum de oposição.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Na avaliação de Eder Borges, a transmissão atual tem pouco proveito para a população. Ele sustenta que o projeto terá impacto financeiro positivo, pois, segundo afirmou na sessão da Câmara, estará desonerando o SUS à medida que orienta a população a ter práticas saudáveis e preventivas. Frente a esse argumento, Serginho R. B. Balaguer (PSD) afirmou que os custos de campanhas já estão dentro das secretarias de comunicação, o que não acarretaria custo adicional para o município. 

Após a apresentação do projeto, vereadores endossaram a proposta e argumentaram e ressaltaram a importância de aproveitar o tempo que as pessoas ficam em salas de espera para transmitir informações relevantes — “ao invés de publicizar coisas inúteis”, segundo a vereadora Meri Martins (Republicanos).

“As pessoas ficam na fila aguardando, e lá está passando Globo, Ana Maria Braga, dessa forma (com o projeto) o pessoal pode ter acesso a informações relevantes do nosso município, certamente deve ser mais interessante do que comerciais de TV aberta, e a Globo perde audiência, o que é muito bom”, disse o vereador Guilherme Kilter (Novo).

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

A votação do segundo turno está marcada para terça-feira (9/9). Se aprovado, entrará em vigor 60 dias após sua publicação. Ao final da sessão, o vereador provocou os colegas petistas: “Fico feliz em não ter o voto [contrário] do PT, pessoal fica sem jeito de dar o braço a torcer quando o projeto é bom, não tem lacração. Menos rede Globo nos postos de saúde no Brasil”.