A partir das 8h do próximo domingo (27/10), a votação para as eleições municipais de 2024 estará oficialmente aberta. A apuração do 2° turno começa com o fim do prazo estipulado para a votação, às 17h, conforme horário oficial de Brasília. A apuração das eleições será finalizada ainda no domingo de votação.
Com o avanço do processo, é possível que se atinja vantagem numérica que indique o resultado das eleições antes do fim da contagem. No entanto, não há um horário pré-determinado para saber quem venceu as eleições.
Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do segundo turno
As regiões que possuem fuso horário diferente também deverão aderir ao horário de Brasília, para que o encerramento das votações seja o mais sincronizado possível. Isso vale para todos os municípios do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. No caso do Amazonas, a medida valerá para cerca de 62 municípios, uma vez que o estado possui dois fusos horários. Lembrando que o segundo turno acontecerá em 51 municípios, incluindo 15 capitais.
A partir das 17h, após o encerramento do horário das votações, começam a ser emitidos os primeiros boletins de urna e a divulgação progressiva dos resultados da votação, contando com os votos brancos e nulos, assim como as abstenções. O JOTA acompanhará a apuração com uma cobertura ao vivo, inscreva-se para acompanhar.
É preciso considerar que, embora o término oficial seja às 17h, por causa das filas, algumas seções encerram a votação mais tarde. Todos os eleitores que chegam até esse horário ao endereço de votação têm direito de exercer o direito, mesmo que minutos ou horas depois.
A evolução da apuração pode ser acompanhada imediatamente às 17h através das plataformas Boletim na Mão e Resultados, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).