O segundo turno das eleições municipais 2024 para prefeito de Natal (RN) será, em 27 de outubro, entre os candidatos Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT). Freire confirmou o favoritismo nas pesquisas e obteve 44% dos votos válidos. A sua adversária, que em alguns levantamentos apareceu em empate técnico com o candidato Carlos Eduardo Alves (PSD), ficou em segundo lugar, com 28,4% dos votos.
Freire foi favorecido pela alta taxa de conhecimento. Sua trajetória na política potiguar começou há mais de 30 anos, quando foi eleito, em 1992, para o primeiro de seis mandatos na Câmara Municipal. Já Bonavides foi a principal novidade das eleições em Natal, uma das capitais em que o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que venceu no estado em 2022, enxerga chance de vitória.
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email
Se eleito, o candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire quer ampliar os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) e implementar a telemedicina no município, instalar o programa Fila Zero no município potiguar, instituir sistema de incentivo para o cumprimento de programa de aperfeiçoamento profissional e fortalecer a rede de atendimento à mulher em situação de violência e risco de morte. Leia as propostas de governo de Paulinho Freire, candidato a prefeito de Natal.
Caso conquiste a Prefeitura de Natal, a candidata Natália Bonavides pretende elaborar e executar programa de expansão da educação integral na rede municipal de ensino, garantir a integralidade entre a APS e a Atenção Especializada, instituir programa de capacitação permanente para os servidores públicos, e estruturar e ampliar a rede de acolhimento a mulheres em situação de violência. Leia as propostas de governo de Natália Bonavides, candidata a prefeita de Natal.
+JOTA: Segundo turno em Curitiba – Eduardo Pimentel x Cristina Graeml – Propostas e perfis dos candidatos
+JOTA: Segundo turno em Belém – Igor Normando x Éder Mauro – Propostas e perfis dos candidatos
Quem são os candidatos a prefeito que disputam o segundo turno em Natal das eleições municipais 2024
Paulinho Freire (União Brasil)
Paulo Freire, 59 anos, é natural de Natal (RN). O empresário atua na política potiguar há mais de 30 anos. Em 1992, foi eleito para o primeiro de seis mandatos como vereador. Em 2002, chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2008, se elegeu vice-prefeito de Natal e foi eleito prefeito no pleito seguinte. Em 2022, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados. Paulinho Freire disputa o segundo turno pelo comando da Prefeitura de Natal, tendo como candidata a vice-prefeita a ex-secretária de Saúde de Natal, Joanna Guerra (Republicanos).
Natália Bonavides (PT)
Natália Bonavides, 35 anos, nasceu em Natal (RN). Cursou Direito e atuou como advogada. Ainda na graduação, se engajou no movimento estudantil, onde deu início à atuação política. Fundou o projeto Escritório Popular, que presta assessoria jurídica a movimentos sociais e foi advogada do MST. Em 2016, venceu as eleições locais e chegou à Câmara Municipal. Depois disso, foi eleita deputada federal e reeleita em 2022. Natália Bonavides está no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Natal, em chapa com o vereador Milklei Leite (Rede), como concorrente a vice.