O segundo turno das eleições 2024 pela Prefeitura de Goiânia (GO) se dará, em 27 de outubro, em uma disputa entre Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União Brasil), dois candidatos do campo da direita. Ex-deputado estadual, Rodrigues teve 31,14% dos votos e liderou o primeiro turno. As pesquisas, no entanto, apontavam o bolsonarista empatado ou atrás de Mabel, que conseguiu 27,66% dos votos.
Ex-deputado federal, Mabel é o candidato do governador Ronaldo Caiado (GO) à prefeitura. A delegada Adriana Accorsi (PT), candidata de Lula (PT), era favorita ao segundo turno e aparecia empatada com Rodrigues nas últimas pesquisas. Terminou fora do segundo turno das eleições 2024 pela Prefeitura de Goiânia, com 24,44% dos votos.
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu
Se eleito, o candidato a prefeito de Goiânia Fred Rodrigues pretende focar no desenvolvimento econômico por meio de ações de incentivo ao empreendedorismo e da criação de uma Secretaria de Parceria Público-Privada. Na segurança pública, quer triplicar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Leia as propostas de Rodrigues.
Entre as iniciativas do candidato a prefeito de Goiânia Sandro Mabel, estão a finalização das obras do BRT, a integração da segurança pública municipal com a Secretaria de Segurança Pública de Estado de Goiás e a transformação de Goiânia em uma cidade inteligente por meio da modernização tecnológica da capital. Leia as propostas de Mabel.
+JOTA: Segundo turno em São Paulo – Ricardo Nunes x Boulos – Propostas e perfis dos candidatos
+JOTA: Segundo turno em Campo Grande – Adriane Lopes x Rose Modesto – Propostas e perfis das candidatas
Quem são os candidatos a prefeito de Goiânia (GO) que disputam o segundo turno nas eleições municipais de 2024
Fred Rodrigues (PL)
Fred Rodrigues, 39 anos, é natural de Goiânia (GO). Iniciou sua trajetória política em 2020, ao se candidatar a vereador pelo Democracia Cristã, mas não foi eleito. Em 2022, foi eleito deputado estadual, no entanto, teve o mandato cassado pelo TSE em dezembro de 2023 por irregularidades na prestação de contas de sua campanha de 2020. Neste ano, filiou-se ao PL. Em 2024, Fred Rodrigues substituiu o deputado federal Gustavo Gayer (PL), que retirou sua pré-candidatura, como candidato a prefeito de Goiânia. Ele conta com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No primeiro turno, teve 31,14% dos votos (214.253 votos). Agora Fred Rodrigues disputa o segundo turno das eleições 2024 para prefeito de Goiânia contra Sandro Mabel. Tem Leonardo Rizzo (Novo), como candidato a vice, em sua chapa.
Sandro Mabel (União Brasil)
O candidato a prefeito de Goiânia Sandro Mabel, 65 anos, é administrador e empresário. Natural de Ribeirão Preto (SP), Mabel foi deputado federal por quatro legislaturas, entre 1995 e 2015. Em 1994, foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo PMDB. Em 2002, reelegeu-se pelo PL. Já em 2006 e 2010, retornou à Câmara pelo PL e pelo PR, respectivamente. Em 2016, atuou como assessor especial do ex-presidente Michel Temer. Atualmente, preside a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Disputa essas eleições após convite do governador Ronaldo Caiado. No primeiro turno, teve 27,66% dos votos (190.278 votos). Agora Sandro Mabel disputa o segundo turno das eleições 2024 para a Prefeitura de Goiânia contra Fred Rodrigues. Ele disputa da capital goiana em chapa com a Coronel Claudia, do Avante, como candidata a vice-prefeita.