A Prefeitura de Campo Grande (MS) terá uma disputa inédita entre duas mulheres no segundo turno das eleições municipais 2024. Em 27 de outubro, a prefeita Adriane Lopes (PP) enfrentará a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil).
Adriane Lopes terminou o primeiro turno em vantagem, com 31,67% dos votos. Ela é apoiada pela senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura do governo Jair Bolsonaro (PL).
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email
O candidato do ex-presidente, Beto Pereira (PSDB), chegou a empatar com a prefeita nas pesquisas, mas finalizou o pleito em 3º, com 25,98% dos votos, e não conseguiu uma vaga no segundo turno das eleições 2024 para prefeito de Campo Grande. Já Rose Modesto teve 29,56% dos votos e vai para o segundo turno, com apoio do PSD e em busca de aliança com o PSDB.
Se reeleita, Adriane Lopes pretende implementar um plano de desenvolvimento sustentável em Campo Grande e investir em melhorias da infraestrutura dos Polos Empresariais. Na educação, quer focar na formação continuada de professores. Leia as propostas da candidata.
+JOTA: Segundo turno em Cuiabá – Abílio x Lúdio Cabral – Propostas e perfis dos candidatos
+JOTA: Segundo turno em São Paulo – Ricardo Nunes x Boulos – Propostas e perfis dos candidatos
Já a candidata a prefeita de Campo Grande Rose Modesto quer ampliar programas de habitação popular e programas sociais, modernizar a rede de escolas municipais de educação infantil e reformar a infraestrutura das unidades de saúde. Leia as propostas da candidata.
Quem são as candidatas que disputam o segundo turno em Campos Grande (MS) nas eleições municipais de 2024
Adriane Lopes (PP)
Adriane Lopes, 48 anos, nasceu em Grandes Rios (PR), mas vive em Campo Grande (MS) desde os 9 anos. Formada em Direito e Teologia, Lopes atuou como advogada e trabalhou na Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Foi eleita vice-prefeita na chapa com Marquinhos Trad (PSD) em 2016 e em 2020. Em maio de 2022, assumiu a gestão da cidade com a renúncia de Trad para concorrer ao governo. Foi a segunda mulher a alcançar o posto na capital. No primeiro turno deste ano, teve 31,67% dos votos (140.913 votos). Agora Adriane Lopes disputa o segundo turno das eleições 2024 para prefeita de Campo Grande contra Rose Modesto. Sua vice é Dra Camilla (Avante).
Rose Modesto (União Brasil)
Rosiane Modesto de Oliveira, 46 anos, é natural de Fátima do Sul (MS). Modesto trabalhou como professora e musicista. Em 2008, foi eleita vereadora. Nas eleições de 2014, foi eleita vice-governadora na chapa com Reinaldo Azambuja (PSDB). Em 2015, assumiu o comando da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho do estado. No pleito de 2018, foi eleita deputada federal, a mais votada do estado na ocasião. Foi a 1ª mulher a comandar a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). No primeiro turno deste ano, teve 29,56% dos votos (131.525 votos). Agora Rose Modesto disputa o segundo turno das eleições 2024 para prefeita de Campo Grande contra Adriane Lopes. Sua chapa tem Roberto Oshiro (União Brasil) como vice.