Segundo turno em Belém – Igor Normando x Éder Mauro – Propostas e perfis dos candidatos

  • Categoria do post:JOTA

O segundo turno das eleições 2024 pela Prefeitura Municipal de Belém (PA) será disputado em 27 de outubro pelos candidatos Igor Normando (MDB) e Delegado Éder Mauro (PL). O postulante emedebista, que conta com o apoio do primo Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, terminou o primeiro turno na liderança com 44,89% dos votos válidos. Já o seu adversário, que recebeu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, também do PL, obteve 31,48%.

O atual prefeito da capital paraense, Edmilson Rodrigues (PSol), terminou a disputa pela reeleição apenas em terceiro lugar, com 9,78% dos votos. Ele teve o apoio do PT no pleito, contudo, a avaliação da sua gestão se deteriorou nos últimos anos, especialmente devido a críticas em relação à coleta de lixo e ao tratamento de resíduos sólidos da cidade. Essa rejeição também provocou um racha na esquerda paraense, levando partidos como PSB e PDT, que o apoiavam anteriormente, a endossar o nome de Igor Normando neste ano.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Caso conquiste a Prefeitura belenense, o candidato Igor Normando pretende ampliar e capacitar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), criar a secretaria de Segurança e Defesa Social de Belém (SegBel), elaborar um programa de formação continuada em serviço para professores e técnicos e criar o programa ‘Sua Casa Municipal’. Confira as propostas de governo do candidato Igor Normando, candidato a prefeito de Belém.

O candidato Éder Mauro quer promover o fortalecimento dos setores e segmentos das cadeias produtivas local, ampliar e fortalecer a rede de serviços de proteção social básica no município, implantar o programa PoupaTempo da Saúde de Belém e elaborar um novo plano municipal de educação para Belém. Leia as propostas do candidato Éder Mauro, candiadto à Prefeitura de Belém.

+JOTASegundo turno em Fortaleza – André Fernandes x Leitão – Propostas e perfis dos candidatos

+JOTA: Segundo turno em Aracaju – Emília Corrêa x Luiz Roberto – Propostas e perfis dos candidatos

Quem são os candidatos que disputam o segundo turno em Belém (PA) nas eleições municipais de 2024

Igor Normando (MDB)

Igor Wander Centeno Normando, 36 anos, é natural de Belém (PA) e desde 2019 ocupa o cargo de deputado estadual pelo Pará. Normando iniciou sua militância política aos 15 anos no movimento estudantil. Na época, ele era dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES). Em 2008, foi vice-presidente dos Estudantes do Pará e foi eleito dirigente da entidade máxima dos Estudantes no Brasil (UNE). Eleito vereador de Belém em 2012, aos 24 anos, foi reeleito no pleito seguinte pelo PHS. Filiou-se ao Podemos em 2019. Em 2024, deixou a sigla e migrou para o MDB, sigla pela qual é candidato a prefeito de Belém, ao lado do correligionário Cássio Andrade, como candidato a vice-prefeito, nas eleições municipais de 2024.  Agora Igor Normando disputa o segundo turno das eleições 2024 para a Prefeitura de Belém contra o Delegado Éder Mauro.

Delegado Éder Mauro (PL)

O candidato a prefeito de Belém Éder Mauro Cardoso Barra, 63 anos, também conhecido como Delegado Éder Mauro, é um delegado de polícia filiado ao Partido Liberal (PL). Atualmente, é deputado federal pelo Pará. O parlamentar permaneceu no cargo de delegado da Polícia Civil por 30 anos, entre 1984 e 2014, quando disputou pela primeira vez e foi eleito deputado federal pelo Pará. Filiado ao PSD à época, assumiu o cargo em fevereiro de 2015. Em 2016, disputou a Prefeitura de Belém e terminou o pleito em terceiro lugar. Em 2018, foi novamente eleito deputado federal pelo Pará e reeleito na eleição seguinte. Éder Mauro tem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e compõe a chapa com Dra Tatiane, também do PL, como candidata a vice-prefeita. Agora o delegado Éder Mauro disputa o segundo turno das eleições 2024 para a Prefeitura de Belém contra Igor Normando.