Resultado eleição Manaus: David Almeida, do Avante, é reeleito prefeito em segundo turno

  • Categoria do post:JOTA

Com 94,49% das urnas apuradas, o atual prefeito de Manaus (AM) David Almeida, do Avante, derrotou o candidato bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL), com 54,58% dos votos, está matematicamente eleito, e continuará seu mandato à frente da prefeitura manaura pelos próximos 4 anos. O candidato do PL, Capitão Neto obteve 45,42% dos votos válidos, neste domingo (27/10).

No resultado do primeiro turno, Almeida saiu à frente com 32,16% dos votos válidos para a reeleição, enquanto Capitão Alberto Neto tem 24,94%.

Apesar de confirmar o favoritismo do eleitorado manauara no primeiro turno, as pesquisas preliminares do segundo turno apontavam um cenário indefinido sobre quem comandaria a Prefeitura de Manaus a partir de 2025.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2024 na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do segundo turno

Em algumas projeções do segundo turno divulgadas antes da realização do primeiro turno, Almeida despontava como favorito em todos elas e que ele inclusive venceria o Capitão Alberto Neto com certa “folga” na corrida eleitoral.

Na véspera do dia 6/10, as pesquisas também apontavam um cenário indefinido sobre o adversário de David Almeida no segundo turno, visto que as intenções de voto indicavam um empate técnico entre Capitão Alberto Neto (PL), Roberto Cidade (União) e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que terminou em terceiro lugar, com 19,1%. Cidade teve 17% dos votos.

Na campanha, Almeida disse que, se reeleito, iria reforçar a área da saúde, com construção do primeiro hospital municipal de Manaus, implantar o programa Mais Tempo na Escola e construir novas creches e unidades do Ensino Fundamental, além de avançar na implementação do primeiro bairro planejado da capital.

Quem é David Almeida

O atual prefeito de Manaus e vitorioso na disputa pela reeleição, David Almeida, tem 54 anos e é formado em Direito. Nascido na capital amazonense, ingressou na carreira política como candidato a vereador em 2004.

Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para o biênio 2017/2018. Em 2017, assumiu o governo interino do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira e seu do vice pelo TSE. Nas eleições de 2018, Almeida foi candidato ao governo do Amazonas, mas não se elegeu.

Em 2020, disputou a Prefeitura de Manaus e conquistou a vaga no segundo turno. David Almeida foi reeleito em chapa ao lado do vice-prefeito Renato Junior, também do Avante.