Quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Luís nas eleições municipais 2024

  • Categoria do post:JOTA

As forças políticas maranhenses começam a ser rearranjar em São Luís (MA) em busca de definir os possíveis candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2024. Uma das peças centrais no jogo de alianças era o ex-ministro da Justiça, Flávio Dino, cuja ida para o Supremo Tribunal Federal (STF) modificou a articulação de alianças e apoios às candidaturas. Quem deve assumir esse papel de negociador é o governador Carlos Brandão (PSB), correligionário de Dino.

Inscreva-se na newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba gratuitamente as principais novidades jurídicas, políticas e regulatórias diariamente no seu email

Uma ala do PSB defende a composição de uma frente ampla para reforçar a candidatura do deputado federal da legenda Duarte Junior.

+JOTA Saiba quem são os possíveis candidatos a prefeito do Recife nas eleições municipais 2024

Com isso, uma das possibilidades é que o PT indique o vice nesta chapa. No PSD, o atual prefeito Eduardo Braide planeja concorrer à reeleição. Se o cenário se confirmar, há chances de que a Braide e Junior se enfrentem em um possível segundo turno, e repitam o embate de 2020.

Terceiro colocado naquela disputa, Neto Evangelista (União Brasil), já confirmou a intenção de concorrer no pleito. Outro provável postulante à Prefeitura é o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. Sem partido, ele ainda não confirmou se vai se lançar na disputa, mas mantém diálogos com várias siglas na tentativa de se viabilizar.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições municipais 2024

Todos esses atores políticos devem se enfrentar no primeiro turno das eleições municipais marcadas para 6 de outubro. Os partidos têm até 5 de agosto para promover convenções partidárias e definir os candidatos.

+JOTAConheça os possíveis candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024

Veja quem são os prováveis candidatos a prefeito de São Luís nas eleições municipais de 2024

Eduardo Braide (PSD)

Eduardo Braide, 47 anos, nasceu em São Luís e atuou como advogado. Na administração pública, foi presidente da companhia de saneamento (2005) e secretário municipal de Orçamento Participativo no governo de João Castelo (PSDB) em 2009. Em 2010, estreou na política quando foi eleito deputado estadual. Em 2018, chegou à Câmara dos Deputados, e em 2020, se elegeu prefeito de São Luís. Braide não confirmou a pré-candidatura, mas articula alianças para a reeleição como prefeito de São Luís.

+JOTASaiba quem são os possíveis pré-candidatos a prefeito de Curitiba em 2024

Duarte Junior (PSB)

Hidelis Silva Duarte Junior, 37 anos, é carioca. Formado em Direito, atuou como advogado e professor. Durante o governo de Flávio Dino, foi presidente do Procon. Em 2018, se elegeu deputado estadual. Dois anos depois, disputou a Prefeitura de São Luís e chegou ao 2º turno, mas foi derrotado pelo atual prefeito, Eduardo Braide. Nas eleições de 2022, foi eleito deputado federal. Duarte Junior foi oficializado pelo partido como pré-candidato a prefeito de São Luís nas eleições municipais 2024.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a prefeito de Salvador nas eleições 2024

Edivaldo Holanda Jr. (Sem partido)

Edivaldo Holanda Jr, 45 anos, nasceu na capital maranhense, onde se formou em Direito e trabalhou como advogado. Ingressou na política como vereador de São Luís (MA) em 2008. Em 2010, foi eleito deputado federal, mas se licenciou para ser prefeito. Holanda comandou São Luís por dois mandatos entre 2012 e 2020. Em 2022 concorreu ao governo do Maranhão, mas não se elegeu. Edivaldo Holanda Jr. ainda não anunciou a pré-candidatura a prefeito de São Luís nas eleições municipais 2024, mas tem conversado com diversos partidos e destacado a própria atuação nas redes sociais.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024

Neto Evangelista (União Brasil)

Neto Evangelista, 35 anos, é natural de São Luís (MA) e filho do ex-deputado estadual João Evangelista. Advogado e servidor do Poder Judiciário, em 2010, estreou na política aos 22 anos quando se elegeu deputado estadual. Está em seu 4º mandato. Nesse período, foi secretário do Desenvolvimento Social do governo de Flávio Dino, em 2015. Em 2020, também concorreu à Prefeitura de São Luís e terminou o pleito em 3º lugar. É aliado do ministro das Comunicações, Juscelino Filho e já se afirma mais uma vez como pré-candidato à Prefeitura de São Luís nas eleições municipais de 2024.