Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Porto Alegre nas eleições municipais 2024

  • Categoria do post:JOTA

Alguns dos partidos que pretendem lançar candidatos à Prefeitura de Porto Alegre vão encerrar 2023 com nomes dos possíveis concorrentes ao cargo já definidos. Outras legendas que querem disputar a vaga vão deixar a escolha para o próximo ano. O prazo fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a definição dos nomes nas convenções partidárias é 5 de agosto. O primeiro turno as eleições municipais de 2024 será em 6 de outubro.  

Na capital gaúcha se desenha um cenário de eleição polarizada entre siglas que se aglutinam à direita e à esquerda. Além disso, a disputa poderá ter maioria de mulheres entre as candidatas. Até agora, apenas dois homens estão entre os possíveis postulantes; já as mulheres, somam cinco prováveis candidaturas. 

Assine a newsletter focada no serviço público Por Dentro da Máquina. Clique aqui para se inscrever gratuitamente e receber as próximas edições

Com a aproximação do atual prefeito Sebastião Melo (MDB) ao bolsonarismo, o PL, sigla do vice, Ricardo Gomes, apoia a pré-candidatura dele à reeleição. Entretanto, mesmo que integre o governo local, o PSDB pretende ter candidato próprio à Prefeitura, o que deve ser negociado com o Cidadania. O União Brasil também quer disputar o pleito. 

Outro fator que vai pesar na equação para a formação das alianças são as federações partidárias constituídas em 2022. Na ala à esquerda, o PT trabalha como uma só legenda com PCdoB e o PV e mantém negociações por apoio com o PDT e o PSol/Rede. Contudo, por ora, possíveis candidatos à disputa desses partidos também se colocam na corrida eleitoral. O PSol quer compor com o PT, mas não abre mão da cabeça de chapa.

Confira quem são os possíveis candidatos a prefeito de Porto Alegre nas eleições municipais 2024

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024

Sebastião Melo (MDB)

O atual prefeito de Porto Alegre tem 62 anos e é natural de Piracanjuba (GO), mas vive na capital gaúcha desde 1978. Formado em Direito, Melo trabalhou como advogado. Após se filiar ao MDB, deu início à carreira política nos anos 2000, ao se eleger vereador, cargo para o qual foi reconduzido duas vezes. Em 2018, foi eleito deputado estadual, mas renunciou na metade do mandato, quando concorreu à prefeitura e derrotou Manuela D’ávila (PCdoB). Sebastião Melo ainda não confirmou a pré-candidatura para 2024, mas se coloca como possível postulante à reeleição como prefeito de Porto Alegre. 

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições municipais 2024

Any Ortiz (Cidadania)

Any Ortiz, 40 anos, nasceu na cidade de Canoas (RS), mas mora em Porto Alegre, onde se formou em Direito. A advogada se lançou na política partidária em 2012, quando foi eleita vereadora na capital. Ela não chegou a concluir o mandato, pois se elegeu deputada estadual em 2014 e foi reconduzida ao cargo no pleito seguinte. Em 2022, foi eleita deputada federal. Ortiz é do Cidadania, partido federado com o PSDB, e é um dos nomes cotados para ser candidata à Prefeitura de Porto Alegre nas eleições municipais de 2024

Juliana Brizola (PDT)

Juliana Brizola, 47 anos, é gaúcha e é neta do fundador do partido Leonel Brizola. Formada em Direito, ela atua na militância política desde a juventude e ocupou cargos na administração pública, como secretária municipal de Juventude. Em 2008, Juliana se elegeu vereadora por Porto Alegre. No meio do mandato, renunciou ao cargo e foi eleita deputada estadual em 2010. Juliana foi reeleita outras duas vezes. Em 2020, disputou a Prefeitura, mas perdeu. Juliana Brizola pe uma da cotadas para ser candidata a prefeita de Porto Alegre nas eleições municipais de 2024.

+JOTA: Conheça os possíveis candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024

Luciana Genro (PSol) 

Filha do ex-governador Tarso Genro, e sobrinha do ex-prefeito Adelmo Genro, Luciana se inseriu na vida política ainda adolescente, no movimento estudantil. Formada em Inglês, atuou como professora até ser eleita deputada estadual na primeira eleição que disputou. Em 2003, foi uma das deputadas federais dissidentes do PT que fundaram o PSol. Em 2008, enquanto era deputada federal, foi candidata à prefeitura de Porto Alegre nas eleições vencida por Alberto Fogaça (MDB). Sem mandato parlamentar, fundou o cursinho preparatório Emancipa. Em 2014, Luciana concorreu à Presidência da República e terminou em 4º lugar. No pleito seguinte, se elegeu deputada estadual. Agora, é pré-candidata à Prefeitura de Perto Alegre nas eleições municipais de 2024.

Maria do Rosário (PT)

Maria do Rosário (PT), 57 anos, está no 6º mandato consecutivo como deputada federal. Ela nasceu em Veranópolis (RS), mas construiu sua carreira política na capital gaúcha, primeiro no movimento estudantil. Ela se formou em pedagogia e, enquanto professora da rede pública, também militou como sindicalista. Essa atuação a cacifou para as eleições municipais, e foi eleita duas vezes vereadora, em 1992 e 1996. Em seguida, chegou à Assembleia Legislativa do estado. Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos. A deputada federal foi confirmada pelo PT como pré-candidata do partido a prefeita de Porto Alegre nas eleições municipais de 2024. 

+JOTA: Saiba quem são os possíveis pré-candidatos a prefeito de Curitiba em 2024

Nadine Anflor (PSDB)

A delegada Nadine Anflor foi eleita deputada estadual no Rio Grande do Sul em 2022, na primeira eleição da qual participou, com 40,9 mil votos. Nascida no município de Getúlio Vargas (RS), ela tem 47 anos e é formada em Direito. Ingressou na Polícia Civil em 2004, foi titular da delegacia da Mulher e comandou a corporação entre 2019 e 2022. Ela é próxima do governador Eduardo Leite (PSDB), e é uma possível candidata a prefeita de Porto Alegre nas eleições municipais de 2024.

Thiago Duarte (União Brasil)

Thiago Duarte, 51 anos, é natural de Porto Alegre (RS), onde se formou em Medicina e Direito. Antes de ingressar na política, trabalhou como legista pela prefeitura. Chegou à Câmara de Vereadores em 2008 como suplente, e assumiu como titular depois da renúncia de Juliana Brizola. Duarte seguiu como vereador ao ser eleito em 2012 e 2016. Renunciou ao mandato em 2018, quando foi eleito deputado estadual, e reassumiu a cadeira em 2022. Thiago Duarte foi anunciado pelo União Brasil como pré-candidato a prefeito de Porto Alegre nas eleições 2024. 

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Salvador nas eleições 2024