As eleições municipais ocorrerão em 6 de outubro de 2024. Por isso, os partidos políticos têm até 5 de agosto para definir quem serão os candidatos a prefeito e vereador de Goiânia (GO) e dos outro municípios do país. Até o fim do prazo, as legendas intensificam as conversas para definir a estratégia política para o pleito.
Assine a newsletter focada no serviço público Por Dentro da Máquina. Clique aqui para se inscrever gratuitamente e receber as próximas edições
Em Goiânia, as articulações estão em fase inicial, apenas o PT já fez sua escolha: a representante da sigla na disputa será a deputada federal Adriana Accorsi. Enquanto isso, as outras legendas têm adiado a decisão para compor alianças. Até mesmo o atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos) não confirmou se será candidato à reeleição. Ele busca o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Caiado, por sua vez, sinaliza ter outros planos políticos para a capital. Ele tem se aproximado da legenda do vice, Daniel Vilela, o MDB, para formar uma chapa. Assim, alguns nomes se apresentam como possíveis candidatos para liderar a candidatura pela frente, como Bruno Peixoto (União Brasil) e Jânio Darrot (MDB).
O PL, por sua vez, convidou o deputado federal Gustavo Gayer para concorrer à prefeitura pelo partido, mas aventa a possibilidade de se unir ao partido Novo, que tem uma preferência pelo empresário Leonardo Rizzo nas eleições. Outro nome que provavelmente será visto nas urnas é o do senador e empresário Vanderlan Cardoso (PSD), que também avalia uma aliança com o PL.
Confira quem são os possíveis candidatos a prefeito de Goiânia em 2024
+JOTA: Saiba quem são os possíveis candidatos a prefeito do Recife nas eleições municipais 2024
Rogério Cruz (Republicanos)
Rogério Cruz, 57 anos, nasceu em Duque de Caxias (RJ), se formou em Gestão Pública, mas atuou como administrador de empresas e radialista, e é pastor evangélico licenciado. Foi por duas vezes eleito vereador por Goiânia. Assumiu cargos no Executivo local, como o de secretário de Gestão de Pessoas da capital. Em 2020, foi eleito vice-prefeito na chapa com Maguito Vilela. Com a morte de Vilela por complicações da infecção por Covid-19, Cruz assumiu a administração da cidade. Ele não descarta ser candidato à reeleição como prefeito de Goiânia, mas só deve definir seu futuro político em 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024
Adriana Accorsi (PT)
Adriana Accorsi, 50 anos, nasceu em Itapuranga (GO), onde se formou em Direito. Seguiu carreira como delegada e foi titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e chefiou a Polícia Civil de Goiás. Depois, comandou a secretaria municipal de Defesa Social. Adriana Accorsi é filha do ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, primeiro do PT a governar a cidade. Por isso, ainda adolescente, integrou a juventude petista. Ela se lançou na política em 2014, quando foi eleita deputada estadual, e se reelegeu no pleito seguinte. Em 2022, foi eleita deputada federal. Adriana Accorsi aceitou o convite do partido para ser candidata a prefeita de Goiânia nas eleições municipais de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições municipais 2024
Bruno Peixoto (União Brasil)
Bruno Peixoto, 49 anos, nasceu em Goiânia (GO) e é graduado em economia. O pai dele, Sebastião Peixoto, foi vereador na capital goiana. Por isso, Peixoto se envolveu na política desde a juventude, no movimento estudantil. Assim, em 2004, fez sua estreia como vereador, e se reelegeu em 2008. Ele não chegou a completar o mandato, pois, em 2010, chegou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e cumpriu três mandatos como deputado estadual. Nesse período, foi líder do governo de Ronaldo Caiado na Casa. Nesta legislatura, foi eleito como presidente da Alego. Bruno Peixoto é cotado para ser candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de 2024, mas espera apoio de Caiado para disputar o pleito.
+JOTA: Conheça os possíveis candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024
Gustavo Gayer (PL)
Gustavo Gayer, 42 anos, nasceu em Goiânia (GO), e trabalhou como professor e empresário antes de ingressar na política. Também atua como influenciador digital. Em 2020, Gayer candidatou-se à Prefeitura de Goiânia, mas não se elegeu. Próximo de Jair Bolsonaro, em 2022 foi eleito deputado federal. Gustavo Gayer tem indicado em declarações que deve ser candidato a prefeito de Goiânia nas eleições municipais de 2024.
+JOTA: Saiba quem são os possíveis pré-candidatos a prefeito de Curitiba em 2024
Jânio Darrot (MDB)
Jânio Darrot, 68 anos, é nascido em Trindade (GO) e formado em medicina veterinária, mas fez carreira como professor de matemática e depois como empresário no ramo de confecções. Estreou na política em 2010, quando se filiou ao PSDB e se elegeu deputado estadual. Darrot governou Trindade entre 2012 e 2020. Agora, pretende migrar para o União Brasil como parte da estratégia para assegurar a aliança entre o União Brasil e o MDB. Jânio Darrot é um possível candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Salvador nas eleições 2024
Leonardo Rizzo (Novo)
Leonardo Rizzo, 66 anos, nasceu no município de Cidade de Goiás (GO). Graduado em economia, é empresário do setor de imóveis e mantém um instituto que promove ações de desenvolvimento de programas sociais e culturais no estado. Foi candidato ao Senado em 2022, mas, com 35.998 votos (1,14%), foi o menos votado do pleito. Leonardo Rizzo é um dos possíveis candidatos a prefeito de Goiânia nas eleições municipais de 2024.
Vanderlan Cardoso (PSD)
Vanderlan Cardoso, 61 anos, é natural do município de Iporá, interior goiano, e é empresário no ramo de supermercados e alimentos. Uma das filiais de seus mercados fica em Senador Canedo, cidade da qual Cardoso foi prefeito entre 2004 e 2010. Em 2018, foi eleito senador, com mandato até 2026. Nas últimas eleições municipais chegou ao 2º turno da disputa à Prefeitura de Goiânia. Cardoso é o presidente do diretório estadual do PSD em Goiás. Apesar de dizer que quer comandar a cidade, Vanderlan não cravou se será candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024, e disse que vai anunciar a decisão em março.