Com o avanço do calendário eleitoral, os partidos e possíveis postulantes já se movimentam para as eleições municipais de 2024. Apesar de já haver candidatos a prefeito de Cuiabá (MT), ainda não houve definição por parte das legendas sobre quem serão os nomes que vão aparecer nas urnas.
A renovação no comando da capital é obrigatória, uma vez que o atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), cumpre o segundo mandato. Por isso, a aliança com seu grupo político tem sido considerada valiosa pelos futuros concorrentes.
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas diariamente no seu email
Outro fator que fomenta a incerteza do cenário atual é que as siglas têm que equacionar os anseios de seus candidatos com as alianças políticas, o que envolve não só os acordos por apoio, mas também os pactos formais das federações formadas em 2022, e que ainda valem para a disputa municipal.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Teresina nas eleições municipais 2024
Na federação Brasil da Esperança, que agrega PT, PV e PCdoB, pelo menos dois nomes disputam internamente quem será o cabeça de chapa: o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Maceió nas eleições municipais de 2024
A definição deve ocorrer até 5 de agosto, quando termina o prazo para escolha de candidatos em convenção partidária.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Manaus nas eleições municipais de 2024
O impasse também se repete no campo da direita. Pelo União Brasil, ao menos dois postulantes se colocam como pré-candidatos ao Palácio Alencastro: o atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e o deputado federal licenciado e secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia. A legenda ainda vai definir quem será lançado ao pleito.
+JOTA: Saiba quem são os possíveis pré-candidatos a prefeito de Curitiba em 2024
Quem também pode disputar votos na ala mais à direita é o deputado federal Abílio Brunini (PL). O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, contudo, ainda não definiu oficialmente quem será o candidato da legenda.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Campo Grande nas eleições de 2024
Conheça os possíveis candidatos a prefeito de Cuiabá (MT) em 2024
Abílio Brunini (PL)
Abílio Brunini, 39 anos, nasceu em Cuiabá (MT). Graduado em arquitetura, trabalhou como arquiteto e designer. Em 2016, se lançou a vereador da capital mato-grossense e conquistou a vaga pelo PSC. Em 2022, foi o segundo mais votado do estado para deputado federal, quando recebeu 87 mil votos, atrás apenas de Fábio Garcia. Abílio Brunini se coloca como pré-candidato à prefeitura de Cuiabá nas eleições municipais de 2024, mas o PL ainda fez um anúncio oficial.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024
Eduardo Botelho (União Brasil)
Eduardo Botelho, 64 anos, nasceu em Nossa Senhora do Livramento (MT). É graduado em engenharia elétrica e fez carreira como servidor público. Em 2013, decidiu ingressar na política partidária e se filiou ao PSB. No ano seguinte, foi eleito deputado estadual, e reeleito em 2018 e em 2022. Atualmente, é presidente da Assembleia Legislativa. Eduardo Botelho se coloca como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá nas eleições municipais de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições municipais 2024
Fábio Garcia (União Brasil)
Fábio Garcia, 46 anos, é natural de Brasília (DF). Formado em engenharia civil, foi diretor da Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT). Atuou também na administração pública como secretário de governo em Cuiabá (2013), na gestão de Mauro Mendes (PSB). Foi eleito deputado federal em 2014 e 2022. No último pleito, foi o mais votado do estado: 98,7 mil votos. Está licenciado do mandato para exercer a chefia da Casa Civil de Mato Grosso, novamente sob a gestão de Mendes. Agora Fábio Garcia deve ser candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições municipais de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Salvador nas eleições 2024
José Roberto Stopa (PV)
José Roberto Stopa, 59 anos, nasceu em Fernandópolis (SP), mas mudou-se para Cuiabá aos 19 anos. Graduado em geografia, trabalhou como professor e diretor em escolas públicas. Ocupou cargos no Executivo, comandou a secretaria de Serviços Urbanos, e, atualmente, é secretário de Obras. É vice-prefeito de Cuiabá. José Roberto Stopa se coloca pré-candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições 2024, mas a federação que agrega também o PT e o PCdoB ainda vai definir o nome para a disputa da prefeitura.
+JOTA: Conheça os possíveis candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024
Lúdio Cabral (PT)
Lúdio Cabral, 52 anos, é natural de Rio Verde (GO), mas ainda criança se mudou com a família para Cáceres (MT). Em 1996, se formou em medicina, período em que se engajou no movimento estudantil. Depois de formado, trabalhou como médico sanitarista. Em 2004, foi eleito vereador por Cuiabá, e reeleito em 2008. Disputou a prefeitura e o governo nas eleições seguintes, mas foi derrotado. Em 2018, chegou à Assembleia Legislativa, e agora está no segundo mandato como depurado estadual. Lúdio Cabral foi escolhido como pré-candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições municipais de 2024 pelo diretório local do PT, mas a decisão precisa ser aprovada pelo diretório nacional e pela federação.
+JOTA: Saiba quem são os possíveis candidatos a prefeito do Recife nas eleições municipais 2024