Quem são os possíveis candidatos a governador do Piauí nas eleições 2026

  • Categoria do post:JOTA

O atual governador Rafael Fonteles (PT) será candidato à reeleição ao governo do Piauí (PI) nas eleições 2026 fortalecido pela boa avaliação e pela ampla aliança que mantém. Nela, estão MDB, PSB, PCdoB e PSD. Além disso, ele dará palanque para o presidente Lula no estado, onde o governo federal também possui boa avaliação.

Como a candidatura da esquerda está consolidada, bem como sua aliança, a disputa que mais tem dado o que falar nos bastidores tem sido a vaga de vice, já de olho na eleição de 2030. Recentemente, Fonteles reafirmou que a posição vai ficar com Washington Bandeira, seu secretário de Educação. Assim, o governador buscou afastar rumores de que o posto poderia ser de Vinícius Dias, filho de Wellington Dias (PT), ex-governador que escolheu Fonteles para disputar sua sucessão e que hoje é ministro do Desenvolvimento Social de Lula.

Receba no seu email as principais notícias sobre as eleições 2026 no Piauí e no Brasil! É grátis!

A oposição ainda se articula para a corrida estadual. Presidente nacional do PP e um dos principais líderes do Centrão, o senador Ciro Nogueira, é um dos principais nomes nessa empreitada.

Um dos mais cotados para liderar o campo contrário ao do PT é Margarete Coelho (PP), ex-vice-governadora que já se colocou à disposição para a disputa. O próprio Ciro já disse que a pré-candidata do partido até o momento é Margarete.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a presidente da República nas eleições de 2026

Aparece ainda no campo da oposição o nome de Joel Rodrigues (PP), ex-prefeito de Floriano que foi candidato ao Senado, e obteve quase 48% dos votos, contra 51% de Wellington Dias.

Crítico do atual governo, o ex-deputado federal José Maia Filho, o “Mainha” (Podemos), já confirmou ser pré-candidato. Como o Senado tem duas vagas, é provável que haja uma composição na chapa. Há possibilidade, por exemplo, de Mainha ser vice ou candidato ao Senado.

Confira a lista completa dos possíveis candidatos ao governo do Piauí (PI) nas eleições 2026

Rafael Fonteles (PT)

Aos 40 anos, Rafael Fonteles é apontado hoje como um dos principais quadros do PT, inclusive pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de quem o governador do Piauí é próximo. Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento Social e ex-governador do Piauí, Wellington Dias, são aliados de primeira hora. Foi Dias quem escolheu Fonteles em 2015, na época com apenas 29 anos, para comandar a Secretaria da Fazenda estadual. No cargo, ele presidiu ainda o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) por dois mandatos, de 2019 a 2022.  Já como governador, foi eleito em 2025 presidente do Consórcio Nordeste. Trata-se de uma entidade que congrega os interesses dos nove estados da Região.É filiado ao PT desde os 16 anos. Acompanhava de perto a vida política do pai, o ex-deputado estadual e federal Nazareno Fonteles, um dos fundadores do partido no Piauí. Rafael Fonteles será candidato à reeleição como governador do Piauí (PI) nas eleições 2026.

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador de Roraima nas eleições de 2026

Joel Rodrigues (PP)

Apesar de Ciro Nogueira confirmar Margarete como candidata do partido, o senador ainda deixa a porta aberta para Joel Rodrigues. O nome dele, inclusive, já recebeu a aprovação de Silvio Mendes (PP), prefeito de Teresina. Aos 56 anos, Rodrigues foi prefeito de Floriano por quatro mandatos consecutivos e, hoje, é presidente do partido no Piauí. Quando concorreu ao Senado em 2022, em que apenas uma vaga estava sendo disputada, ficou em segundo lugar, com 47,60%. O eleito foi o ex-governador Wellington Dias (PT), com 51,34%. Recentemente, Margarete Coelho disse que Rodrigues poderia ser suplente de Ciro Nogueira na chapa do Senado. De qualquer forma, Joel Rodrigues é um possível candidato a governador do Piauí (PI) nas eleições 2026.

José Maia Filho, o Mainha (Podemos)

Aos 51 anos, o empresário José Maia Filho, conhecido como Mainha, é presidente estadual do Podemos, partido ao qual está filiado desde o final do ano passado. Antes, foi filiado ao PP, ao Solidariedade e ao PL. Foi deputado federal e prefeito de Itainópolis (1997-2004). No mandato, foi ainda presidente da Associação Piauiense de Municípios (2001-2004). José Maia Filho já confirmou  que será pré-candidato ao governo do Piauí nas eleições 2026.  Em 2021, ele recusou um cargo no Ministério do Turismo por se contrapor à política do governo Bolsonaro. A nomeação chegou a ser publicada no Diário Oficial da União.

Margarete Coelho (PP)

Aos 64 anos, Margarete Coelho disse que, se o partido quiser, será candidata ao governo do Piauí (PI) nas eleições 2026. Margarete Coelho começou como deputada estadual (2011-2014). Foi a primeira mulher vice-governadora do estado. Em 2014, ela foi eleita na chapa de Wellington Dias (PT) e ficou no cargo até 2018. Foi, então, eleita deputada federal (2019–2023) e atuou em comissões importantes, como a CCJ. Não conseguiu se reeleger. Atualmente, é diretora de Administração e Finanças do Sebrae. Pelas posições que já ocupou e pela proximidade com Ciro Nogueira, é uma figura de destaque no PP. Tem também influência no interior. Margarete é advogada e especialista em Direito Eleitoral, Constitucional e Processual.