Quem são os candidatos a prefeito de Porto Alegre nas eleições municipais 2024

  • Categoria do post:JOTA

Oito candidatos a prefeito de Porto Alegre (RS) disputam as eleições municipais de 2024. O atual prefeito Sebastião Melo (MDB) é candidato à reeleição, em um cenário de eleição polarizada, com siglas que se aglutinam à direita e à esquerda. 

Um fator que pesou na equação para a formação das alianças foram as federações partidárias constituídas em 2022. Na ala à esquerda, o PT trabalha como uma só legenda com PCdoB e o PV e terá a deputada federal Maria do Rosário como candidata.

Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno

O PDT, que oficializou Juliana Brizola como candidata à Prefeitura de Porto Alegre, conseguiu o suporte do PSol/Rede, que retirou pré-candidatura de Luciana Genro, e do União Brasil, que indicou Thiago Duarte para compor a chapa como vice.

Os três terão como adversários o atual prefeito Sebastião Melo (MDB), que será candidato à reeleição à Prefeitura de Porto Alegre, Fabiana Sanguiné (PSTU) e Felipe Camozzato (Novo), 

O primeiro turno das eleições municipais será realizado em 6 de outubro de 2024. O segundo turno, caso necessário, será realizado em 27 de outubro.

Confira quem são os candidatos a prefeito de Porto Alegre nas eleições municipais 2024

Sebastião Melo (MDB)

O atual prefeito de Porto Alegre tem 62 anos e é natural de Piracanjuba (GO), mas vive na capital gaúcha desde 1978. Formado em Direito, Melo trabalhou como advogado. Após se filiar ao MDB, deu início à carreira política nos anos 2000, ao se eleger vereador, cargo para o qual foi reconduzido duas vezes. Em 2018, foi eleito deputado estadual, mas renunciou na metade do mandato, quando concorreu à Prefeitura e derrotou Manuela D’ávila (PCdoB). Neste pleito, Sebastião Melo é candidato à reeleição à Prefeitura de Porto Alegre, em chapa com com Betina Worm (PL), como vice.

Carlos Alan (PRTB)

Natural de Porto Alegre, Carlos Alan, 43 anos, é estudante de Direito e Gestão Comercial e empresário. É CEO da Oriente TI, uma empresa de informática. Carlos Alan nunca ocupou um cargo eletivo. Em 2022, concorreu a uma cadeira de deputado estadual, mas não foi eleito. Nas eleições municipais 2024, Carlos Alan é candidato a prefeito de Porto Alegre, em chapa com João Morsch, do Democracia Cristã.

César Pontes (PCO)

Natural de Curitiba, César Pontes, 67 anos, é professor aposentado e nunca foi eleito para um cargo eletivo. Em 2022, tentou concorrer ao cargo de governador e depois ao de deputado estadual, mas as duas candidaturas não chegaram a ser homologadas pela Justiça Eleitoral. Nas eleições municipais de 2024, César Pontes é candidato a prefeito de Porto Alegre em chapa que tem como candidato a vice-prefeito o seu correligionário Ulisses Lima.

Fabiana Sanguiné (PSTU)

Profissional da saúde com trajetórias no movimento sindical, Fabiana Sanguiné é a candidata à Prefeitura de Porto Alegre pelo PSTU. Foi candidata ao Senado pelo mesmo partido em 2022, quando obteve a sétima colocação com 9.353 votos. Sanguiné trabalha no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas como auxiliar de enfermagem. Além disso, foi conselheira do Conselho de Representantes Sindicais (Cores/Saúde) e dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS). Fabiana Sanguiné é candidata à Prefeitura de Porto Alegre pelo PSTU, em chapa com o correligionário Regis Ethur, como vice. 

Felipe Camozzato (Novo)

Eleito vereador de Porto Alegre nas eleições de 2016 e 2020, Felipe Camozzato é co-fundador do Novo no Rio Grande do Sul. Ao ser eleito deputado estadual em 2022, obteve 39.517 votos. Camozzato é natural de Nova Bassano, na serra gaúcha e se formou em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nas eleições municipais 2024, Felipe Camozzato é candidato a prefeito de Porto Alegre em chapa com Raqueli Baumbach, também do Novo, como candidata a vice.

Juliana Brizola (PDT)

Juliana Brizola, 47 anos, é gaúcha e é neta do fundador de seu partido, PDT, Leonel Brizola. Formada em Direito, ela atua na militância política desde a juventude, tendo ocupado cargos na administração pública, como secretária municipal de Juventude. Em 2008, Juliana se elegeu vereadora por Porto Alegre. No meio do mandato, renunciou ao cargo e foi eleita deputada estadual em 2010. Ela foi reeleita outras duas vezes. Em 2020, disputou a prefeitura, mas perdeu. Agora, Juliana Brizola é novamente candidata à Prefeitura de Porto Alegre, em chapa com Thiago Duarte, do União Brasil, como vice.

Luciano do MLB (UP)

Natural de Porto Alegre, Luciano Schafer, mais conhecido como Luciano do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), 44 anos, é ativista pelo direito à cidade e à moradia digna há mais de 10 anos. Foi coordenador da Ocupação Lanceiros Negros e da Ocupação Sepé Tiaraju. Neste ano, é candidato a prefeito de Porto Alegre pela Unidade Popular, em chapa com Amanda Benedett, também da UP, como vice.

Maria do Rosário (PT)

Maria do Rosário (PT), 57 anos, está no 6º mandato consecutivo como deputada federal. Ela nasceu em Veranópolis (RS), mas construiu sua carreira política na capital gaúcha, onde começou no movimento estudantil. Ela se formou em Pedagogia e, enquanto professora da rede pública, também militou como sindicalista. Essa atuação a cacifou para as eleições municipais, nas quais foi eleita duas vezes vereadora, em 1992 e 1996. Em seguida, chegou à Assembleia Legislativa do estado. Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos. Agora, Maria do Rosário é candidata à Prefeitura de Porto Alegre em chapa com Tamyres Filgueira, do PSol, como vice.

Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno