Quaest: ex-prefeito Zito lidera em Duque de Caxias, maior cidade da Baixada Fluminense

  • Categoria do post:JOTA

O segundo levantamento realizado pela Quaest em Duque de Caxias, maior cidade da Baixada Fluminense, mostra o ex-prefeito José Camilo Zito (PV) na liderança do primeiro turno das eleições municipais 2024. Zito possui 37% das intenções de voto no cenário com todos os quatro pré-candidatos confirmados, e 38% no cenário com apenas três nomes: Netinho Reis (MDB), e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Celso do Alba (União).

Zito comandou o Executivo de Duque de Caxias entre 1997 e 2005, retornando ao cargo de 2009 a 2013. Apesar de ser um adversário histórico do PT na cidade, ele agora conta com o apoio da legenda e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já Netinho Reis recebe o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Cláudio Castro (PL).

Netinho Reis representa uma família proeminente na política da região. Ele é sobrinho-neto do atual prefeito Wilson Miguel (MDB) — que faz uma gestão impopular e, por isso, não disputará a reeleição —, e sobrinho do ex-prefeito Washington Reis (MDB), atual secretário estadual de Transportes no governo de Cláudio Castro. Além disso, Netinho tem outros dois tios em cargos eletivos: o deputado federal Gutemberg Reis, indiciado pela Polícia Federal na suposta falsificação de cartões de vacinação de Bolsonaro, e o deputado estadual Rosenverg Reis, ambos do MDB.

Apesar do cenário favorável a Zito, na comparação com a pesquisa anterior de junho, o ex-prefeito teve uma queda de 2 pontos percentuais, enquanto Netinho subiu 3 pontos. Mas as variações em relação à pesquisa anterior estão dentro da margem de erro, que é de 4 pontos percentuais.

No cenário espontâneo, em que não são apresentados nomes aos entrevistados, Zito lidera com 9% das menções, enquanto Netinho foi citado por 6%. O levantamento também mostra que a parcela de eleitores indecisos recuou 6 pontos percentuais na comparação com junho, mas ainda é muito alta, 77%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno com Netinho Reis, Zito supera Netinho por 44% a 34%, com 4% se declarando indecisos. Diante de Celso do Alba, a diferença aumenta: 49% a 23%, com 6% de indecisos. Já a disputa entre Netinho e Alba daria vitória a Netinho por 44% a 20%, com 8% se declarando indecisos.

Apoios de Lula e Bolsonaro

O estudo também mediu o impacto dos apoios do presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro na corrida eleitoral de Duque de Caxias. Zito tem 38% das intenções de voto sem a menção de que é o candidato de Lula na cidade e 36% com o apoio do petista. Para Netinho, o apoio de Bolsonaro tem maior peso: ele possui 26% das intenções de voto sem a menção do apoio do ex-presidente e 32% com ele.

Sobre a pesquisa

A pesquisa, encomendada pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro, está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número RJ-03281/2024. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre 20/7 e 23/7, com 702 eleitores de Duque de Caxias, todos com 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.