Popularidade de Lula recua e presidente fica atrás de Milei e líder boliviano

  • Categoria do post:JOTA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu uma posição no ranking de popularidade dos chefes de Estado da América do Sul entre novembro e dezembro, segundo nova rodada do monitoramento da consultoria argentina especializada em pesquisas de imagem, conjuntura e projeções eleitorais CB Consultora Opinión Pública.

Lula passou a registrar 47,1% de imagem positiva e 49,6% de negativa, ante 48,5% e 48,3%, respectivamente, na medição anterior. Com a oscilação, o petista caiu para a terceira colocação no ranking regional. Ele agora aparece atrás de Rodrigo Paz, segundo colocado com 47,6% de aprovação, e de Javier Milei, que lidera o ranking com 48,3% de imagem positiva.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A mudança de posição decorre mais da dinâmica comparativa entre países do que de uma inflexão abrupta na avaliação do presidente brasileiro no período. Além disso, a liderança regional vem sendo ocupada por presidentes com níveis de aprovação abaixo de 50%, o que reforça o cenário de polarização na região sul-americana.

A pesquisa ouviu 1.579 brasileiros com 18 anos ou mais, entre 9 e 13 de dezembro de 2025, por meio de entrevistas online. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

No outro extremo, os presidentes com menor nível de aprovação em seus respectivos países são Nicolás Maduro, da Venezuela, que ocupa a última posição com 24,3% de imagem positiva; Gustavo Petro, da Colômbia, com 34,9%; e José Jerí, do Peru, com 37,2% de aprovação.

Em relação às variações frente à medição anterior, o chefe de Estado que registrou o maior crescimento em sua imagem positiva foi José Jerí, com alta de 4,7 pontos percentuais. Em contraste, a maior queda do mês foi de Rodrigo Paz, com recuo de 4,1 pontos no nível de aprovação.

Confira o ranking completo: