Mão de obra em falta no setor de energia é tema do Joule

  • Categoria do post:JOTA

No Brasil, o avanço da transição energética depende de mão de obra qualificada. O setor de energia enfrenta desafios crônicos de carências de qualificação e especialização, além de alta rotatividade. Isso impacta a produtividade e a capacidade de o país usar todo o seu potencial. 

85% das empresas do setor de energia reclamam de dificuldades para encontrar mão de obra qualificada no setor, segundo levantamento da consultoria de recursos humanos ManpowerGroup.

Para entender quais são os desafios e as ações práticas que têm sido tomadas, o Joule ouviu Fabio Folchetti, diretor de Recursos Humanos da Neoenergia. Quem conduziu essa conversa foi a Larissa Fafá, analista de energia do JOTA

O Joule é o podcast do JOTA em parceria com o Instituto Brasileiro de Transição Energética (Inté). 

Ouça a seguir:

Todos os episódios do Joule estão disponíveis nos principais tocadores de áudio (incluindo Spotify, Deezer, Amazon Music) e no Youtube.

Nas últimas semanas, o Joule abordou: o descomissionamento de plataformas de óleo e gás; COP30arbitragem; descarbonização no setor de transportescurtailmentcompromisso do setor privado com a COP30, políticas públicas para a transição energética no Espírito Santo, isenção do Imposto Seletivo no setor de petróleo e gás, captura e armazenamento de carbonotributação da matriz energética, data centers, os efeitos do futuro mercado regulado de carbono, entre outros.