Lula indica Pedro Lucas Fernandes para assumir Ministério das Comunicações

  • Categoria do post:JOTA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quinta-feira (10/4) o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) para comandar o Ministério das Comunicações (MCom). O novo ministro, que assume a pasta após a demissão de Juscelino Filho, alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), era até agora líder de seu partido na Câmara. Recebeu o apoio tanto do presidente da sigla, Antonio Rueda, como do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para assumir a nova tarefa. Desde o início do governo, o MCom é comandado pelo União Brasil.

Fernandes era o principal cotado para substituir Juscelino Filho. O novo ministro se destacou como líder do União Brasil na Câmara após um período de racha interno na bancada. Ele assumiu o mandato de deputado federal em 2019. Seu pai, Pedro Fernandes (União Brasil-MA), é o atual prefeito de Arame, cidade a 500 quilômetros de São Luís.

Com 45 anos, se formou em Administração e é especializado em Planejamento Governamental. Começou a carreira política em 2013, como vereador de São Luís, sua cidade natal. Em 2017, foi indicado pelo então governador do Maranhão, Flávio Dino, para ocupar a presidência da Agência Executiva Metropolitana (Agem), que gere o processo de metropolização da Grande São Luís. Flávio Dino, agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), é o relator da ação que investiga o ex-ministro Juscelino Filho.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Seu pai, Pedro Fernandes, possui uma longa trajetória na política maranhense. Foi apoiador da administração de Roseana Sarney, de quem foi secretário estadual das Cidades e da Educação, e, depois, passou a apoiar o governo de Flávio Dino, então rival político da família Sarney. Em 2018, durante o governo Michel Temer, foi cotado para assumir o Ministério do Trabalho no lugar de Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS), mas teve o nome vetado após, segundo ele, uma intervenção do ex-presidente José Sarney.

Em 2019, Pedro Lucas Fernandes assumiu o mandato na Câmara dos Deputados. O seu projeto de maior destaque foi a Lei Geral do Espaço, que regulamenta a exploração espacial no país.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Além disso, o mandato de Pedro Lucas Fernandes utilizou os recursos das emendas parlamentares com frequência. Segundo os dados do Siga Brasil, desde 2020 ele empenhou cerca de R$ 120 milhões em emendas individuais. Para o município de Arame, onde o pai é prefeito, Pedro Lucas Fernandes destinou R$ 4,5 milhões.

A assessoria de Pedro Lucas Fernandes declarou ao jornal Valor Econômico o seguinte: “Todas as emendas destinadas ao município de Arame foram indicadas na legalidade, no pleno exercício de suas prerrogativas parlamentares. É prática comum e legítima que os parlamentares priorizem municípios onde têm base eleitoral e nos quais receberam votos, caso de Arame”.