Com 71,96% das urnas apuradas, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), de 30 anos, foi reeleito para o cargo neste domingo (6/10), com 77,43% dos votos válidos até o momento. Campos derrotou o seu oponente, Gilson Machado (PL), neste 1° turno do pleito municipal.
João Campos foi eleito ao cargo pela primeira vez no 2° turno das eleições municipais de 2020, aos 27 anos, com 56,27% dos votos válidos, derrotando a sua prima, Marília Arraes (PT), que angariou 43,73% dos votos. À época, recebeu o título de prefeito mais jovem a se eleger na capital pernambucana.
Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno
Com a reeleição de Campos, o PSB emenda no Recife o quarto mandato consecutivo. Caso João Campos cumpra o mandato, ele ficará 16 anos da mesma sigla partidária à frente da Prefeitura.
Nascido na capital pernambucana, João Campos é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e vem de uma família com tradição na política. Seu pai, Eduardo Campos, e seu bisavô, Miguel Arraes, foram governadores do estado.
Em 2016, João Campos assumiu o cargo de chefe de gabinete do Governo de Pernambuco, durante o mandato de Paulo Câmara, também do PSB. Em 2018, disputou um pleito pela primeira vez e foi eleito deputado federal por Pernambuco, sendo o mais votado do estado.
Campanha
Após a disputa acirrada em 2020 contra sua prima e até então adversária política Marília Arraes, João Campos teve o apoio da parente na disputa à reeleição ao cargo de prefeito do Recife. Durante uma visita à periferia da capital pernambucana, os primos apareceram juntos em um vídeo e Arraes declarou oficialmente o seu apoio à reeleição do primo. “Hoje, anunciamos o apoio à reeleição do prefeito João Campos e fazemos isso de onde sempre estivemos, ao lado do povo”, declarou Marília Arraes.
Todas as pesquisas de intenção de voto das eleições municipais de Recife de 2024 já apontavam João Campos como o favorito para conquistar o pleito já no 1° turno, com a variação percentual entre os 65% e 75%. O seu oponente, Gilson Machado (PL), oscilava entre 13% e 20% nas pesquisas divulgadas durante a corrida eleitoral.
Durante a disputa à Prefeitura do Recife, João Campos emplacou uma campanha que buscava conversar e conquistar o eleitorado mais jovem, mergulhando em tendências como o “nevou”, hits e dancinhas chicletes, a onda dos óculos “juliet” e os santinhos eleitorais em formato de figurinhas colecionáveis.
No âmbito das propostas políticas, o Plano de Governo apresentado pelo atual prefeito foca em trazer propostas relacionadas à infraestrutura, desigualdade social, garantia de direitos fundamentais e de serviços públicos de qualidade, educação, saúde, entre outros.