Está aberto, até 4 de maio, o prazo para submissão de artigos científicos e decisões judiciais à edição nº 36 da Revista do Tribunal do Trabalho da 2ª Região. Interessados(as) devem preencher o formulário eletrônico específico para artigos ou para decisões judiciais. O caminho para ambos no portal é Jurisprudência / Publicações / Revista do Tribunal / Submissão.
O Edital de Chamada nº 1, de 27 de janeiro de 2026 traz as normas para participar, assim como as formas de encaminhamento, o tema e os prazos. Também esclarece sobre o processo de avaliação a ser utilizado pelos membros da Comissão Regimental de Revista para publicação dos artigos e decisões na coletânea, cuja edição nº 36 está prevista para ser publicada em novembro de 2026.
Ineditismo
Os principais pontos a destacar são que os artigos devem ser inéditos, sobre direito do trabalho e campos correlatos do conhecimento. Podem ser redigidos por magistrados(as) da Justiça do Trabalho e pessoas da comunidade jurídica e acadêmica com pós-graduação strictu sensu (mestrado ou doutorado), finalizada ou em curso, de áreas jurídicas ou áreas afins. A autoria pode ser compartilhada.
No caso das decisões judiciais, somente magistrados(as) do TRT-2 podem participar. Será solicitado um resumo da decisão submetida e aquelas em segredo de justiça serão rejeitadas. O uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) poderá ser aceito como instrumento auxiliar de apoio à atividade intelectual do(a) autor(a), sendo vedada a utilização como substitutas do raciocínio científico, da análise crítica, da interpretação jurídica ou da formulação de conclusões próprias.
Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos por meio do endereço revista@trt2.jus.br.