IA na realidade das franquias

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Conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um crescimento de 15,8% no primeiro semestre de 2024, acumulando faturamento de R$ 121 bilhões, em comparação aos R$ 105 bilhões no mesmo período de 2023[1].

Nada mais natural para um sistema internacional de canalização indireta de vendas que está expandindo rapidamente, do que a aplicação de ferramentas que incrementam o desempenho nas redes.

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O contrato de franquia possui um caráter de transferência atrelado diretamente a “possibilidade de exploração de um negócio consolidado, com auxílio e transferência de know-how por parte do franqueador”[2], por isso a IA permeia o mercado do franchising e seus respectivos instrumentos jurídicos, incorporando o know-how e os diferenciais de cada rede.

No franchising, a IA é utilizada de diversas formas, desde a expansão através de chatbots e mensagens de texto automatizadas, até a personalização de trilhas de aprendizagem e a análise do comportamento do consumidor.

Algumas lojas de fast food estão testando IA no drive-thru, aumentando a velocidade do serviço em 20% e as vendas de bebidas em 150%[3]. Outros negócios usam IA para personalizar recomendações e criar novos produtos. No modelo de food waste solution, a IA coleta dados sobre desperdício de alimentos para otimizar cardápios e tamanhos de pratos.

Dessa forma, a expansão do franchising pode se beneficiar da IA de várias formas. Durante a seleção de novos mercados e candidatos, a IA pode analisar um grande número dados para identificar áreas com potencial para expansão e os melhores candidatos, analisando perfis e históricos para prever o sucesso.

No desenvolvimento de franqueados, a IA personaliza programas de formação, ajustando o conteúdo conforme o progresso e desempenho. Através de análises preditivas, a IA antecipa o desempenho de novas unidades com base em variáveis como localização e concorrência.

Para a experiência do cliente, a IA melhora o atendimento através de chatbots e assistentes virtuais que oferecem suporte “24/7”, respondendo a perguntas frequentes. Além disso, a IA analisa dados dos clientes para criar campanhas de marketing altamente segmentadas, aumentando a conversão em vendas.

Em termos de inovação e desenvolvimento de produtos, a IA identifica novas oportunidades e monitora tendências de mercado, adaptando estratégias em tempo real. A IA também gera designs inovadores, acelerando o desenvolvimento de novos produtos.

Não seria desarrazoado afirmar que a IA está transformando o setor de franchising, melhorando a eficiência, inovação e competitividade das redes de franquias. Nesse cenário, as empresas buscam utilizar a IA para o futuro das franquias, sendo que a integração da IA pode levar a um aumento na receita e redução de custos operacionais, liberando recursos para investimentos estratégicos, em benefício do franqueados e de toda a rede de franqueados.


[1] Disponível em: <https://www.abf.com.br/faturamento-das-franquias-cresce-128-no-2o-tri-indica-pesquisa-da-abf/>. Acesso em: 22/10/2024, 14:41.

[2] JUNIOR, Sidnei Amendoeira. Franchising Aspectos Jurídicos 2. 2 ed. São Paulo: Editora Foco, 2024. p.3-17.

[3] Disponível em: <https://www.businessinsider.com/panera-bread-popeyes-test-ai-startup-drive-thru-boost-sales-2022-9>. Acesso em 23/10/2024, 15:33.