Florianópolis: Topázio Neto é reeleito no 1º turno

  • Categoria do post:JOTA

Topázio Neto (PSD) foi reeleito prefeito de Florianópolis (SC) com 58,68% dos votos válidos no 1º turno e 92% das urnas apuradas. Ele assumiu a prefeitura em 2022, quando Gean Loureiro (União Brasil) deixou o cargo para disputar o governo catarinense. Acompanhe a cobertura das eleições municipais 2024 ao vivo no JOTA.

Marquito (PSol) recebeu 22,3%, seguido de Pedrão (PP), com 6,67%, e do ex-prefeito Dário Berger (PSDB), com 6,21%.

Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno

Topázio, 62 anos, é empresário e seu primeiro cargo público foi como vice-prefeito na chapa de Gean. Eleito em 2020 pelo Republicanos, migrou dois anos depois para o PSD. Até o início deste ano, Gean sinalizava que apoiaria o antigo companheiro de chapa, mas os dois romperam em junho, e o ex-prefeito acabou apoiando o tucano.

Mesmo tendo o apoio do PL de Jair Bolsonaro, que indicou sua vice, Maryanne Mattos, Topázio buscou fazer uma campanha mais focada no governador Jorginho Mello (PL), que é bem avaliado, para tentar angariar o voto dos eleitores de centro.

Quem também acenou para o centro foi Berger. Em 2022 tentou se reeleger senador pelo PSB com o apoio do PT e foi derrotado. Para se reposicionar no tabuleiro político do estado, ele retornou ao PSDB, sigla pela qual se elegeu prefeito da capital pela primeira vez, em 2004.

Já a esquerda não conseguiu manter a aliança de 2020 e se dividiu. Depois de apoiar o PSol há quatro anos, desta vez o PT lançou Vanderlei Lela, que nunca conseguiu atingir dois dígitos nas pesquisas e terminou a eleição em quinto lugar, com 5,8% dos votos.