Farmácia Popular atende 22 milhões de brasileiros em 2023

  • Categoria do post:JOTA

Com o objetivo de facilitar o acesso a medicamentos, o programa do governo federal Farmácia Popular atendeu 22 milhões de beneficiados no ano de 2023. Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, a iniciativa apresentou o melhor resultado dos últimos quatro anos, com uma expansão de 8,8% em relação à 2022. Em junho, o governo anunciou a ampliação do programa, com novos medicamentos ofertados e novas municípios credenciados.

Criado em 2004, o Farmácia Popular atende 4.515 municípios, cerca de 81% das cidades brasileiras. O objetivo do programa é garantir a disponibilização gratuita ou subsidiada de medicamentos para o tratamento de 11 doenças, como: diabetes, hipertensão, asma, glaucoma, rinite, etc. Além disso, o programa também oferece acesso a anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Na expansão do Farmácia Popular, em junho, os 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito aos 40 medicamentos oferecidos pelo programa. De acordo com o Ministério da Saúde, em novembro, mais de 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família foram atendidos pelo Farmácia Popular, com a distribuição de quase 157 mil medicamentos e fraldas geriátricas.

O programa ainda não contempla todas as cidades brasileiras, mas a expectativa do governo federal é “universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional, com estabelecimentos credenciados em 5 mil localidades”. Em nota, o Ministério da Saúde afirma que a ampliação do programa permitiu o credenciamento de 236 novos estabelecimentos em 186 localidades.

“A prioridade foi para os municípios que participam do programa Mais Médicos, 94,4% deles nas regiões Norte e Nordeste”, afirma o Ministério.

A expansão do Farmácia Popular segue a promessa da gestão do presidente Lula de fortalecer programas sociais. Entretanto, o total de farmácias credenciadas em 2023, em quase 31 mil estabelecimentos, ainda segue abaixo do marco de 2016, com 35 mil unidades.

O programa oferece gratuitamente medicamentos para asma, diabetes, hipertensão, anticoncepção e osteoporose. Para as pessoas que não estão inscritas no Bolsa Família, o Farmácia Popular oferece subsídios de até 90% nos fármacos para dislipidemia, doença de parkinson, glaucoma, incontinência (fralda geriátrica), rinite e diabetes tipo 2 com doença cardiovascular.

Desde 2006, o Farmácia Popular opera com farmácias e drogarias da rede privada, na modalidade “Aqui Tem Farmácia Popular”.