O edital do primeiro Exame Nacional da Magistratura (ENAM) foi publicado nesta quinta-feira (1/2). A aprovação na prova será obrigatória e pré-requisito para pessoas que pretendem concorrer a concursos para magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos territórios.
Assine gratuitamente a newsletter focada no serviço público Por Dentro da Máquina. Clique aqui para se inscrever e receber as próximas edições
As inscrições vão de 7 de fevereiro a 7 de março. O objetivo do exame é assegurar que os processos seletivos para a magistratura ocorram de forma a valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação dos candidatos. Além disso, a seleção busca a democratizar do acesso à carreira da magistratura.
A publicação do edital foi anunciada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, durante sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2024, nesta quinta.
O ENAM foi criada a partir das determinações da Resolução 531, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Será realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), sob a supervisão do CNJ e em colaboração com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será responsável pela execução do certame.
Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!
A prova será aplicada em 14 de abril e contará 80 questões que avaliarão o conhecimento em Direito Constitucional, Direito Administrativo, noções gerais do Direito e formação humanística, Direitos Humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal. O prazo de validade da habilitação é de 2 anos, prorrogável uma única vez, por igual período, contado da data da emissão do certificado.
As provas serão realizadas em todas as 27 capitais do país. A taxa de inscrição é de R$ 120 e deve ser paga até o dia 8 de março. Confira o edital completo e mais informações no site do Exame Nacional da Magistratura.