Eduardo Braide, do PSD, é reeleito prefeito de São Luís

  • Categoria do post:JOTA

O atual prefeito de São Luís (MA), Eduardo Braide (PSD), foi reeleito ao cargo neste domingo (6/10). Com  69% dos votos válidos, a vitória de Braide consolidou o cenário de favoritismo que vinha sendo apontado nas últimas pesquisas eleitorais. Até o momento, foram apuradas 69,42% das urnas.

Braide derrotou o deputado federal Duarte Júnior (PSB), repetindo a mesma cena eleitoral que aconteceu nas eleições municipais de 2020. O JOTA faz cobertura AO VIVO o resultado das eleições municipais 2024.

A baixa porcentagem de Duarte Júnior no primeiro turno surpreende, visto que ele tem o apoio do atual governador do Maranhão, Carlos Brandão Júnior, também do PSB, além de ter tido em candidatura o suporte maciço de outros 12 partidos políticos em sua campanha.

Já a reeleição de Braide ocorre em meio ao escândalo do “carro do milhão”, um caso de corrupção deflagrado na operação da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), envolvendo nomes da Prefeitura. Durante o período eleitoral, Braide também não compareceu aos debates, marcando presença apenas no último promovido pela Mirante (afiliada da TV Globo), no dia 3/10.

Quem é Eduardo Braide

Nascido em São Luís, Eduardo Braide tem 47 anos e atuou como advogado. Na administração pública, foi presidente da companhia de saneamento (2005) e secretário municipal de Orçamento Participativo no governo de João Castelo (PSDB) em 2009.

Em 2010, estreou na política quando foi eleito deputado estadual. Em 2018, chegou à Câmara dos Deputados, e em 2020, se elegeu prefeito de São Luís. Antes de se eleger, nas eleições de 2016, Braide havia tentado conquistar a Prefeitura de São Luís, mas perdeu por uma pequena diferença de Edivaldo Holanda Júnior, que à época estava filiado ao PSB e hoje é filiado ao PSD. A Professora Esmênia, também do PSD, compõe novamente a chapa de Eduardo Braide como vice.

Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno