O Instituto Butantan encaminhou nesta segunda-feira (16/12) o pedido de registro da sua vacina contra dengue, a Butantan-DV, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se aprovada, esta será a primeira vacina contra dengue do mundo em dose única.
Ensaios clínicos demonstraram 79,6% de eficácia do imunizante no tratamento de casos de dengue sintomática, e uma proteção de 89% contra dengue grave ou com sinais de alarme. Os estudos indicam ainda eficácia e segurança prolongadas por até cinco anos.
Segundo o instituto, a expectativa é de entregar cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos. A vacina será fabricada no Centro Bioindustrial do Butantan, que foi inspecionado e teve suas instalações aprovadas pela Anvisa.
“É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Que o Instituto Butantan possa contribuir com a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil e no desenvolvimento interno de imunobiológicos”, disse o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.
Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor
Após a análise pela agência, o instituto deve encaminhar a vacina para aprovação de preço na Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED). Depois disso, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) avaliará a sua incorporação ao SUS.
O Brasil já oferece outra vacina contra a dengue, a Qdenga, que é composta por duas doses. Fabricada pelo laboratório japonês Takeda, o imunizante teve registro aprovado pela Anvisa em 2023, com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente se houve ou não exposição prévia à doença.
A Qdenga foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023. Na ocasião, o Brasil se tornou o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público universal de saúde.