Dados inéditos sobre trabalho por app serão divulgados na Casa JOTA

  • Categoria do post:JOTA

Dados atualizados e inéditos sobre o trabalho intermediado por plataformas serão lançados em um evento na próxima quarta-feira (25/6), às 10h, na Casa JOTA, em Brasília. As informações vão enriquecer o debate ainda sem definição na legislação brasileira. 

Para o assunto, que é complexo e envolve diversas perspectivas, Victor Calil, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), vai expor o perfil dos trabalhadores por aplicativo. Já Cláudia Viegas, da consultoria econômica Ecoa, trará dados sobre os eventuais impactos caso a relação entre esses profissionais e plataformas seja enquadrada no regime da CLT. 

Os especialistas vão aprofundar a divulgação das pesquisas realizadas a pedido da entidade que reúne as maiores plataformas em operação no país.

Até o momento, os primeiros dados da pesquisa do Cebrap mostram que a renda bruta de trabalhadores que atuam com aplicativos de transporte individual de passageiros e de entrega de mercadorias cresceu 5% em 2024, em termos reais, em relação a 2022. Enquanto isso, o estudo da Ecoa aponta que o regime CLT para trabalhadores por aplicativo aumentaria os custos das empresas e sua carga tributária. Isso elevaria o preço médio das viagens e das entregas entre 19,7% e 32,5% para o consumidor, reduzindo a demanda e as oportunidades de trabalho.

O encontro tem patrocínio da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e será conduzido pelo jornalista Roberto Maltchik, do JOTA

Faça sua inscrição para assistir a transmissão ao vivo.