Confira quando serão as próximas reuniões do Copom em 2023 e em 2024

  • Categoria do post:JOTA

O Copom (Comitê de Política Monetária) fará sua próxima reunião nesta terça (19/9) e quarta-feira (20/9) para discutir os rumos da taxa Selic e a situação econômica do Brasil. Na data da reunião, os membros do Comitê irão decidir se a taxa básica de juros aumenta, diminui ou se mantém estável.

Referência para os demais juros da economia brasileira, a taxa Selic hoje é de 13,25% ao ano. O valor foi definido na última reunião do Copom, concluída no dia 2 de agosto. Na ocasião, a taxa foi reduzida em 0,5 ponto percentual.

O Comitê define o valor da Selic a partir de votação com maioria simples. Participam da reunião do Copom os membros da diretoria colegiada, os chefes de determinados departamentos do Banco Central e o presidente do BC. Em caso de empate, cabe ao presidente, Roberto Campos Neto, a decisão final.

Para estipular a taxa, o comitê leva em consideração diferentes elementos da economia, como: a inflação, as contas públicas, atividade econômica e o cenário externo.

Segundo o Boletim Focus do Banco Central, a projeção é que a Selic termine 2023 em 11,75%. A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central no controle da inflação.

Vale ressaltar que as decisões tomadas na reunião do Copom influenciam diretamente a política monetária do país, gerando impacto no valor de mercadorias e serviços, no poder de compra da população e no valor da moeda nacional.

Saiba as datas das reuniões para a definição da Selic em 2023

O Banco Central divulgou o calendário das reuniões do Copom que irão ocorrer em 2023. Ao todo, serão realizados mais quatro encontros. Confira as datas:

19 e 20 de setembro
31 de outubro e 1º de novembro
12 e 13 de dezembro.

Saiba as datas das reuniões para a definição da Selic em 2024

O Banco Central também já divulgou o calendário das reuniões do Copom em 2024. As reuniões serão nos seguintes dias:

30 e 31 de janeiro
19 e 20 de março
7 e 8 de maio
18 e 19 de junho
30 e 31 de julho
17 e 18 de setembro
5 e 6 de novembro
10 e 11 de dezembro

Assinantes JOTA PRO Poder podem fazer calls exclusivas e fazer perguntas aos analistas do JOTA, entre eles Fabio Graner, analista de economia