Ao nos aproximarmos do final de 2023, é hora de refletir sobre a intensa jornada da Comunidade Legal Operations Brasil (CLOB) e se preparar para as oportunidades do novo ano com a parceria que redefine fronteiras: CLOB Corporate Legal Operations Consortium (CLOC), com a brasileira se tornando CLOC Brasil.
2023 foi um ano marcante para a CLOB. Percorremos uma parte do país com a missão de democratizar o conhecimento sobre Legal Operations, e os resultados foram notáveis. Com a iniciativa ‘CLOB Tour’, visitamos diversas cidades e estados – tendo cerca de dois mil inscritos no total, mais de 150 palestrantes e aproximadamente 35 empresas apoiadoras – um verdadeiro mosaico de realidades jurídicas, onde cada encontro revelava um novo nível de maturidade e entusiasmo pelo tema. Vimos:
Pessoas engajadas: advogados, não advogados; do Direito e de fora; do Nordeste ao Sul… pessoas de todos os cantos se reuniram, avidamente absorvendo o que Legal Ops tem a oferecer;
Diversidade como motor de inovação: e sua aplicação prática com multiplicidade de ideias e experiências é o combustível para inovações disruptivas;
Debate enriquecedor: cada região trouxe seus próprios desafios e perspectivas, tornando o diálogo sobre Legal Ops não apenas nacional, mas personalizado e local;
Crescimento em conjunto: a troca de experiências e melhores práticas fomentou um crescimento coletivo, elevando o nível de todas as cenas locais envolvidas.
Além da iniciativa CLOB Tour, novamente participamos do maior evento jurídico da América Latina: a Fenalaw 2023. Neste ano, a Sala de Legal Operations esteve presente nos dois primeiros dias da feira e esteve sempre lotada. Além disso, foi possível ver que cada vez mais expositores buscam alinhar suas ofertas a uma realidade onde este profissional é parte essencial da dinâmica de departamentos e escritórios.
E para além disso, raro foi o evento jurídico realizado em 2023 que não inseriu, de alguma forma, a temática do Legal Operations nos temas abordados.
Nossas interações evidenciaram uma troca de conhecimento além da partilha de informações. Cada pessoa contribuiu com visões únicas, impulsionando um aprendizado valioso e adaptativo às mudanças no cenário jurídico.
As comunidades desempenham um papel fundamental no suporte e crescimento coletivo. Elas oferecem uma rede essencial para a construção de carreiras sólidas e o desenvolvimento pessoal. Esse ambiente colaborativo fomenta a superação conjunta de desafios, promovendo o progresso mútuo. Comunidades sólidas são essenciais na formação de ecossistemas robustos, facilitando a colaboração entre profissionais e organizações para superar desafios complexos. O fortalecimento desses ecossistemas impulsiona a implementação de soluções inovadoras e sustentáveis.
Ao unirmos forças, estamos contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de aprendizado contínuo. Essa colaboração recorrente, a troca de ideias constante e a busca pelo aprimoramento por meio da colaboração são os pilares para a evolução do cenário jurídico em um mundo em ininterrupta transformação. Devemos ressaltar que as comunidades como a CLOB são mais do que um espaço para aprendizado e networking, acabam se tornando um verdadeiro safe place. Lá, os egos são colocados de lado e as pessoas realmente se ajudam. O que interessa é o crescimento coletivo. Faz parte da nossa essência ser assim e isso não mudará.
Enquanto CLOB, sempre reforçamos o papel da união entre as pessoas para um objetivo maior, um propósito mais interessante, no sentido de ter:
Intercâmbio de conhecimento: comunidades promovem um rico compartilhamento de conhecimentos, técnicas e estratégias;
Suporte e crescimento mútuo: proporcionam uma rede de suporte essencial que facilita o crescimento pessoal e profissional das pessoas;
Ecossistema fortalecido: comunidades fortes criam ecossistemas robustos que podem enfrentar desafios complexos e trazer soluções sustentáveis.
Olhamos para trás com gratidão pelas parcerias e sucessos alcançados em conjunto durante 2023. Fomos pioneiros, educadores e, acima de tudo, aprendizes em uma jornada que transformou a maneira como o Brasil vê e implementa o futuro do Direito. Apoiamos iniciativas em diversas áreas e temas, e contribuímos para a geração de materiais que servirão de base na educação dos nossos profissionais do futuro. É o que carinhosamente chamamos de Legal Ops à brasileira.
Agora a união com o CLOC marca o início de um novo capítulo. Em 2024, como CLOC Brasil, podemos observar algumas janelas de oportunidade interessantes para o nosso ecossistema:
Ampliar horizontes: expandir o nosso papel, levando as operações jurídicas a novas alturas no cenário nacional e internacional;
Consolidação de boas práticas: estabelecer práticas recomendadas para operações jurídicas que sejam adaptadas às necessidades específicas das organizações e estruturas brasileiras;
Educação contínua: continuar a jornada educacional, garantindo que o conhecimento sobre Legal Ops seja acessível aos profissionais da área jurídica e de fora, como finanças, compras, comercial e assim por diante;
Criação de uma Comunidade global: teremos um ambiente seguro e focado, para a troca em nichos pequenos, grandes e ainda… furar a bolha do Brasil para o mercado de Legal e Business mundial.
À medida que nos preparamos para embarcar no ano de 2024, o entusiasmo é palpável entre todos nós que estamos cocriando o movimento Legal Operations no Brasil. A aliança entre a CLOB e o CLOC não é apenas uma parceria… é a fusão promissora de visões e esforços que irá redefinir os contornos da operação, eficiência, eficácia e estratégia jurídica.
Com os pés no Brasil, mas olhos e ouvidos no exterior… Conseguiremos atuar em uma jornada de mão dupla: contribuindo com a experiência brasileira e continuar aprendendo com a do resto do mundo.
Este convite à ação é para cada membro da nossa Comunidade, todos os parceiros e as mentes visionárias que enxergam em Legal Ops um campo repleto de potencial. Convidamos vocês a se engajarem ativamente na criação de um futuro inovador e sustentável para nossa área. O ano de 2024 será o palco onde a sinergia entre forças nacionais e internacionais se materializará em iniciativas concretas, programas educacionais inovadores e um padrão de práticas corporativas excepcionais.
Seguimos para um caminho de um setor mais estratégico, proativo e alinhado às exigências dinâmicas do mercado global. Nosso futuro como CLOC Brasil não é apenas promissor – é uma narrativa de sucesso que escreveremos com muita colaboração. Se prepare para fazer parte desta transformação jurídica. 2024 é o ano em que converteremos o potencial em potência.
Junte-se a nós e seja protagonista desta transformação!