Câmara aprova urgência de projeto que anistia participantes de manifestações políticas

  • Categoria do post:JOTA

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (17/9), a urgência para o projeto de lei (PL) 2162/2023, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que prevê anistia a participantes de “manifestações reivindicatórias de motivação política” desde 30 de outubro de 2022. O texto foi aprovado com 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções.

A votação foi fruto de um acordo do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com a oposição para dar andamento a principal pauta dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Não há, porém, previsão de quando o mérito do projeto será pautado.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Motta defende a escolha de um relator moderado, e confirmou ao JOTA que o anúncio do nome será feito nesta quinta-feira (18/9). Apesar da votação, a tese que tem maior adesão na Casa não é o perdão amplo e irrestrito aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, e sim uma redução das penas.

O PL 2162/23, apresentado por Crivella, prevê o perdão a “crimes com motivação política e/ou eleitoral, ou a estes conexos” praticados por manifestantes que participaram ou apoiaram os atos “por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas”.