Avaliação positiva de Lula cresce e alcança 29,9% em agosto, segundo Futura/Apex

  • Categoria do post:JOTA

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avançou seis pontos e atingiu 29,9% em agosto, segundo o levantamento mensal Futura/Apex. É o maior patamar desde novembro de 2024, quando o índice foi de 30,3%.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A avaliação negativa (ruim/péssimo) também registrou recuou para 45,7%, o menor patamar do ano, enquanto 23,2% avaliaram a gestão como regular. 

Outro indicador do momento favorável para o presidente vem da avaliação pessoal de Lula. Segundo a pesquisa, 31,9% dos entrevistados o consideram ótimo ou bom, ante 26% em julho. Já a parcela que o vê como ruim ou péssimo caiu de 50,5% para 46,8%, enquanto os que o consideram regular recuaram de 22,2% para 19,9%.

Os movimentos mais favoráveis na popularidade do presidente também aparecem no indicador binário: a aprovação subiu cinco pontos entre julho e agosto, alcançando 43%, enquanto a desaprovação recuou quatro pontos, para 53%.

Foram ouvidas 2.000 pessoas por telefone entre os dias 12 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.