Próximo de concluir o primeiro ano de mandato, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação superior à do governador de Cláudio Castro (PL) na cidade do Rio de Janeiro, de acordo com pesquisa realizada na capital fluminense.
Segundo o instituto Paraná Pesquisas, 48,4% aprovam o governo Lula, 48,3% desaprovam e 3,3% não souberam responder. Já o governo de Castro é aprovado por 40,7% e desaprovado por 52,2% — 7% não responderam.
Os resultados da pesquisa confirmam que o governador do Rio de Janeiro detém a pior aprovação entre os governadores do país. Ele é o único dentre os chefes de executivos estaduais a apresentar um saldo negativo de aprovação, condição quando a desaprovação supera a aprovação.
O instituto ouviu 810 eleitores no município do Rio de Janeiro entre os dias 17 e 20 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.
Entre os entrevistados, o governo Lula foi considerado ótimo ou bom por 33,9%, regular por 23% e ruim ou péssimo por 41%. Outros 2,2% não responderam.
A gestão do governador Cláudio Castro foi classificada como ótimo ou boa por 22,6%, regular por 35,4% e ruim ou péssima por 39,2%. Os que não responderam foram 2,7%.