A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira (25/1) que a companhia e suas subsidiárias entraram voluntariamente com pedido de recuperação judicial no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York. O pedido de “Chapter 11”, como esclarece a empresa em comunicado, versa sobre a proteção contra credores com o objetivo de “levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente”. Em 2023, a empresa reconheceu ter uma dívida de R$ 20 bilhões.
Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!
Ainda de acordo com o comunicado, o processo legal se inicia com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões do grupo de credores da Abra, controladora da Gol e da Avianca. O financiamento, prossegue a empresa, “está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira”.
A companhia garante que os voos de passageiros, voos de carga da GOLLOG, o programa de fidelidade Smiles, assim como outras operações, seguem normalmente.
O objetivo, segundo a empresa, é utilizar o processo de recuperação judicial para “reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo”. A empresa diz esperar “sair desse processo com um investimento significativo de capital, incluindo os novos US$ 950 milhões em financiamento DIP, posicionando-a para expandir sua posição como Companhia aérea líder na América Latina”.
Tenha acesso ao JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!
A empresa afirma que “irá honrar compromissos com parceiros comerciais e fornecedores pelos bens e serviços fornecidos no dia ou depois da data do pedido de Chapter 11”.
Também diz que “planeja honrar todas as obrigações com clientes, incluindo reembolsos de passagens, cupons de viagem e pagamentos ou crédito associados a reclamações de bagagem ou serviços, em conformidade com políticas da empresa em vigor”.