As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e os possíveis candidatos a prefeito de Vitória já começaram a surgir. Ao menos dez políticos aparecem na lista de cotados para assumir o comando da capital capixaba.
Os partidos ainda negociam apoios para fechar os nomes que serão lançados, mas o cenário atual mostra que a disputa terá candidatos já conhecidos pelo eleitorado. O atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) deve tentar a reeleição e têm como principais adversários os ex-prefeitos João Coser (PT) e Luciano Rezende (Cidadania) e os deputados estaduais Capitão Assumção (PL) e Camila Valadão (PSol).
Assine a newsletter focada no serviço público Por Dentro da Máquina. Clique aqui para se inscrever gratuitamente e receber as próximas edições
Os candidatos a prefeito de Vitória podem ser anunciados até 15 de agosto, que é quando termina o prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registro de candidaturas.
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro e o segundo, caso necessário, será em 27 de outubro.
Veja quem são os possíveis candidatos a prefeito de Vitória em 2024
Lorenzo Pazolini (Republicanos)
Atual prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Silva de Pazolini, 41 anos, é formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública. Nascido na capital capixaba, Pazolini é ex-delegado de polícia e foi titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Nas eleições de 2020, foi eleito deputado estadual pelo Espírito Santo, filiado ao PRP. Em 2020, já filiado ao Republicanos, disputou a prefeitura da capital e foi eleito no segundo turno. Lorenzo Pazolini provavelmente disputará a reeleição ao cargo de prefeito de Vitória nas eleições municipais de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Macapá nas eleições municipais de 2024
Camila Valadão (PSol)
Nascida na capital capixaba, Camila Costa Valadão, 39 anos, é deputada estadual e assistente social com mestrado e doutorado em Política Social. Valadão iniciou sua trajetória política no movimento estudantil e após a graduação em Serviço Social, passou a integrar o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Filiada ao PSol, disputou sua primeira eleição em 2014 como candidata a governadora do estado, mas não foi eleita. Novamente, concorreu ao cargo de vereadora de Vitória em 2016 e de deputada estadual em 2018, mas seu partido não obteve votos suficientes. Em 2020, conquistou a vaga de vereadora de Vitória e foi a primeira mulher negra a ocupar o posto na Câmara Municipal. Nas eleições de 2022, foi eleita deputada estadual e se tornou a mulher mais votada da história do Espírito Santo para a Assembleia Legislativa, com 52.221 votos. Agora, Camila Valadão deve ser candidata à Prefeitura de Vitória nas eleições municipais de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Porto Velho nas eleições de 2024
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Cuiabá nas eleições municipais 2024
Capitão Assumção (PL)
Lucinio Castelo de Assumção, mais conhecido como Capitão Assumção, 60 anos, é deputado estadual e capitão da reserva da Polícia Militar. Nascido em Ecoporanga (ES), possui especialização em Gerenciamento e Engenharia de Trânsito e em Segurança Pública. Assumção ingressou na política filiado ao PSB e conquistou seu primeiro mandato como deputado federal em 2009 devido à renúncia de Neucimar Fraga, do qual ele era suplente. Nas eleições de 2018, foi eleito como deputado estadual pelo PSL e reeleito em 2022, dessa vez filiado ao PL. O militar foi candidato a prefeito da capital capixaba em 2020 pelo Patriota, mas não obteve votos suficientes. Agora, Capitão Assumção deve contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser candidato a prefeito de Vitória nas eleições de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições municipais 2024
+JOTA: Conheça os possíveis candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024
Coronel Alexandre Ramalho (Podemos)
Formado em administração e pós-graduado em Segurança Pública, Alexandre Ofranti Ramalho, 54 anos, é coronel da reserva da Polícia Militar. Nascido em Vitória (ES), ingressou na PM em 1991 e fez carreira na corporação. Ele atuou como secretário municipal de Defesa Social em Viana, na região metropolitana de Vitória, e foi nomeado secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social em abril de 2020. Em março de 2022, deixou o cargo na secretaria para disputar as eleições como candidato a deputado federal, mas não obteve sucesso. No entanto, com a reeleição de Casagrande para o governo do estado, Ramalho foi nomeado novamente para a Secretaria de Segurança Pública capixaba. Nas eleições municipais de 2024, o Coronel Alexandre Ramalho é um dos nomes que aparece como possível candidato a prefeito de Vitória pelo Podemos.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Manaus nas eleições municipais de 2024
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024
Fabrício Gandini (PSD)
Fabrício Gandini, 44 anos, é deputado estadual. Natural de Vitória (ES), Gandini é formado em Direito com especialização em Gestão Municipal de Políticas Públicas e mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades. Ele foi vereador de Vitória por três mandatos consecutivos e presidente da Câmara Municipal de Vitória entre 2013 e 2014. Gandini foi eleito para o cargo de deputado estadual em 2018 e disputou a Prefeitura da capital em 2020, mas não conseguiu se eleger. Nas eleições de 2022, concorreu novamente ao cargo de deputado estadual pelo Cidadania e foi eleito. Recentemente, Fabrício Gandini migrou para o PSD e é um possível candidato a prefeito de Vitória nas eleições municipais de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de João Pessoa nas eleições de 2024
João Coser (PT)
João Carlos Coser, 67 anos, é nascido em Santa Teresa (ES) e formado em Direito. É membro fundador do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo e foi presidente do Sindicato dos Comerciários do estado. Ingressou na política como deputado estadual em 1986, ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos, foi também deputado federal por dois mandatos. Disputou a Prefeitura de Vitória pela primeira vez em 1992, ficando em terceiro lugar. Tentou novamente a prefeitura em 2004, quando conseguiu se eleger e foi reeleito quatro anos depois. Em 2020, foi candidato a prefeito de Vitória, mas perdeu a disputa no segundo turno para Pazolini (Republicanos). Nas eleições de 2022, foi candidato a deputado estadual e conquistou a vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) pela terceira vez. Nesse momento, João Coser aparece como o possível candidato a prefeito de Vitória pelo PT nas eleições de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Campo Grande nas eleições de 2024
Luciano Rezende (Cidadania)
Natural de Cachoeiro do Itapemirim (ES), Luciano Santos Rezende, 61 anos, é médico e ex-prefeito de Vitória. Formado em Medicina e pós-graduado em medicina esportiva, Rezende foi atleta e ganhou o campeonato sul-americano de Remo em 1979. Ingressou na política em 1992, filiado ao PT. Em 1994, foi eleito vereador da capital capixaba e ocupou o cargo por quatro mandatos consecutivos, nesse meio-tempo migrou para o PPS, atual Cidadania. Rezende foi secretário estadual de Esporte e Lazer e deputado estadual. Em 2012, venceu a disputa pela prefeitura de Vitória e foi reeleito em 2016. Agora, Luciano Rezende está entre os possíveis candidatos a prefeito de Vitória nas eleições de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Maceió nas eleições municipais de 2024
+JOTA: Saiba quem são os possíveis pré-candidatos a prefeito de Curitiba em 2024
Luiz Paulo Vellozo (PSDB)
Natural de Vitória (ES), Luiz Paulo Vellozo Lucas, 67 anos, foi prefeito da capital capixaba por dois mandatos. Formado em Engenharia de Produção com pós-graduação em Finanças, Vellozo trabalhou no BNDES como gerente e chefe do departamento de Planejamento e também dirigiu o departamento de Indústria e Comércio do banco. Filiado ao PSDB, foi eleito como prefeito de Vitória em 1996 e reeleito na eleição seguinte. Nas eleições de 2006, conquistou uma vaga como deputado federal pelo Espírito Santo. Em 2010, disputou o governo do Espírito Santo, mas perdeu a disputa para o senador Renato Casagrande. Tentou novamente a Prefeitura de Vitória em 2012, mas perdeu no segundo turno. Agora, Luiz Paulo Vellozo é novamente um possível candidato a prefeito de Vitória nas eleições municipais de 2024.
+JOTA: Saiba quem são os possíveis candidatos a prefeito do Recife nas eleições municipais 2024
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Salvador nas eleições 2024
Sergio Majeski (PSDB)
Sergio Majeski, 57 anos, é professor e ex-deputado estadual. Nascido em Santa Leopoldina (ES), Majeski é formado em Geografia com mestrado em Educação e atua como coordenador da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Foi eleito para o seu primeiro mandato de deputado estadual em 2014 pelo PSDB. Em 2018, foi reeleito para a Assembleia Legislativa filiado ao PSB. Majeski resolveu retornar ao PSDB em março de 2022, ano em que foi candidato a deputado federal, porém não obteve votos suficientes para se eleger. Agora, tudo indica que ele irá trocar o PSDB pelo PDT para ser candidato a prefeito de Vitória nas eleições de 2024.
+JOTA: Conheça os possíveis candidatos a prefeito de Florianópolis nas eleições de 2024
Tyago Hoffmann (PSB)
Tyago Ribeiro Hoffmann, 44 anos, é formado e pós-graduado em Economia e trabalhou como professor universitário por mais de 15 anos nas áreas de Economia e Gestão Pública. Nascido em Guarapari (ES), Hoffmann foi chefe da Casa Civil do Espírito Santo e secretário de Governo na primeira gestão de Renato Casagrande (PSB). Entre 2019 e 2022, ocupou a secretaria de Inovação e Desenvolvimento. Nas eleições de 2022, foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual pelo PSB. Agora, Tyago Hoffmann tem o apoio de Casagrande, atual governador do estado, para ser candidato a prefeito de Vitória nas eleições de 2024.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Boa Vista nas eleições municipais de 2024