O Supremo Tribunal Federal (STF) passou por transformações importantes em 2023, com a aposentadoria de dois membros e a indicação de novos ministros. Todos os fatos relevantes sobre a Corte ao longo do ano foram analisados pelo time do Sem Precedentes, podcast do JOTA que discute o Supremo e a Constituição.
A principal dessas transformações foi em sua composição, dois ministros se aposentaram e dois novos nomes foram indicados para essas vagas. O episódio do Sem Precedentes sobre a indicação de Cristiano Zanin para o STF, por exemplo, foi o segundo de maior audiência audiência do ano.
Assine a newsletter Últimas Notícias, do JOTA, e receba as principais novidades jurídicas, políticas e regulatórias diariamente no seu email
Na lista dos cinco episódios mais ouvidos, o primeiro lugar, no entanto, foi sobre a cassação do mandato de deputado federal de Deltan Dallagnol. À época, foi levantado o debate sobre se o ex-procurador da República havia fraudado a Lei da Ficha Limpa.
Outro assunto bastante debatido foi sobre a forma de responsabilização das plataformas digitais por conteúdos impróprios. O tema foi pauta no Legislativo, no Supremo e também no Sem Precedentes. O episódio sobre o artigo 19 do Marco Civil da Internet foi o terceiro mais ouvido.
Fecham a lista dos cinco mais ouvidos do ano os episódios sobre a PEC das monocráticas, que limita as decisões individuais de ministros do Supremo, aprovada pelo Senado, e sobre o instuto do estado inconstitucional das coisas, em quatro e quinto lugar, respectivamente.