Estudantes e juízes participam de encerramento do programa Trabalho, Justiça e Cidadania em escola municipal de Barueri-SP

  • Categoria do post:TRT2

Na última sexta-feira (24/11), estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Sidney Santucci, de Barueri-SP, apresentaram a cerimônia de encerramento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado pelo Tribunal do Trabalho de São Paulo (TRT-2) na escola durante este semestre. Eles exibiram um vídeo de 20 minutos mostrando o que aprenderam sobre direito do trabalho e receberam diplomas entregues pelos(as) juízes(as) Daiana Monteiro Santos, Roque Antonio Porto de Sena e Lávia Lacerda Menendez. Acesse aqui o álbum de fotos.

De iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o programa foi lançado em maio deste ano na 2ª Região. O objetivo é aproximar o Poder Judiciário e a sociedade, em especial o público formado por estudantes e profissionais da educação. A interação ocorre por meio de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita. 

A EMEF Professor Sidney Santucci foi a terceira a participar do projeto pelo TRT-2. Foram proferidas cinco palestras de variados temas sobre direito trabalhista, como noções de legislação, contrato de aprendizagem, diversidade, discriminação, trabalho análogo ao escravo, assédio e trabalho infantil. Os alunos também visitaram o Fórum Ruy Barbosa e tiveram a oportunidade de conhecer as varas do trabalho e fazer simulações de audiências, acompanhados por magistrados. 

Para a coordenadora do programa, juíza do trabalho Daiana Monteiro Santos, o retorno dos alunos foi surpreendente. “Deu para ver o quanto os estudantes aprenderam em tão pouco espaço de tempo. E isso nos mostra que estamos no caminho certo e nos dá orgulho e força para continuar. Estão todos de parabéns”, afirmou.

Os jovens  também agradeceram aos juízes do projeto: “Queremos agradecer aos magistrados que estiveram em nossa escola nos trazendo muitos aprendizados sobre direito do trabalho, justiça social e cidadania. E isso nos deu conhecimento para contribuirmos para uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou o estudante de 14 anos, Luiz Fernando de Moura, que falou em nome das três turmas participantes.