No novo episódio do Paredes São de Vidro, Felipe Recondo – diretor de conteúdo do JOTA – e Luiz Weber – diretor de Jornalismo do SBT em Brasília – têm acesso ao diário pessoal da ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber e contam como ela reagiu aos ataques do dia 8 de janeiro de 2023.
Este episódio extra do podcast Paredes São de Vidro, lançado nesta quinta-feira (16/11), foi feito em parceria com o SBT News. As ações e reações de Rosa Weber ao dia 8 de janeiro também estão descritas no livro “O Tribunal – Como o Supremo se uniu ante a ameaça autoritária” que Recondo assina com Luiz Weber. A obra é publicada pela Companhia das Letras.
Os trechos do diário (do dia 8 de janeiro até 1 de fevereiro), assim como as ações detalhadas da segurança do Supremo nos dias que antecederam o 8 de janeiro, são a base para contar a história da invasão das sedes dos Três Poderes da perspectiva do Supremo e da ex-presidente da Corte.
O episódio inicia contando como foi aquele domingo para a então presidente do Supremo. Rosa Weber assistia de casa, pela televisão, o Tribunal a seu comando ser invadido por golpistas que buscavam alterar o resultado das eleições. Na hora, ela teve o impulso de ir até lá, mas foi convencida do contrário por seus seguranças. A própria ministra aposentada reconheceu depois que “se tivesse ido Tribunal naquele momento, seria destroçada junto com o prédio”.
Rosa Weber conta que ligou para o ministro da Justiça, Flávio Dino, e em seguida tentou falar com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, mas sem sucesso. Acabou lhe encaminhando mensagem de texto às 15h25, dizendo estar “preocupadíssima” com a segurança do Supremo. “Às 15h40, nosso STF foi invadido!!!”, escreveu Rosa Weber em seu diário, com as três exclamações: “Meus sentimentos frente à vilania, foram um misto de indignação, incredulidade e desespero em meio às lágrimas da impotência provocadas pelas cenas covardes exibidas pela tv”.
Além dos relatos da ministra aposentada, o podcast traz informações de bastidores sobre como a Corte havia se preparado para aquele domingo, com reforço na segurança, e como aos poucos a segurança dos próprios ministros foi se alterando, conforme as ameaças foram se intensificando, especialmente após o 7 de setembro de 2021.
Em duas temporadas, o podcast Paredes São de Vidro já desvendou o sistema eleitoral e como o STF ganhou o protagonismo que detém hoje diante da opinião pública.