O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (26/10), a partir das 19h, o julgamento de três novas ações que pedem a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seu candidato a vice na chapa para reeleição, o ex-ministro Walter Braga Netto. Eles estão sendo acusados de abuso de poder político e econômico por suposto uso eleitoral das comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro do ano passado. Acompanhe ao vivo no JOTA o julgamento de Jair Bolsonaro no TSE.
Na última quinta-feira, o ministro Benedito Gonçalves, relator das ações, votou pela inelegibilidade do ex-presidente e aplicação de multa em R$ 425 mil a Bolsonaro e em R$ 212 mil para Braga Netto. O placar está em 2 a 1 pela condenação do ex-presidente. Votaram os ministros Raul Araújo e Floriano de Azevedo Marques.
O voto ocorreu no âmbito de ações questionam a conduta do ex-presidente nas comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro do ano passado. Estão sendo julgadas as Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) 0600972-43 e 0600986-27, movidas pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pela também candidata à presidência no pleito do ano passado e atual senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), e a Representação 0600984-57, também apresentada por Thronicke.
Nesta quinta, o julgamento retoma com os votos do ministro Ramos Tavares, da ministra Cármen Lúcia (vice-presidente do Tribunal), do ministro Nunes Marques e, por último, do ministro Alexandre de Moraes (presidente da Corte).