Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), será entrevistado sobre a na segunda-feira (17/11), na Casa JOTA, em Brasília. O encontro é o primeiro do Economia Legal, projeto que vai debater os impactos da insegurança pública para os negócios e o desenvolvimento econômico no país.
A proposta do Ministério tem como pilar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), integra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18/2025. O texto da PEC da Segurança aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em julho aguarda votação no plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.
Com mediação de Felipe Seligman, cofundador do JOTA, e Flávia Maia, analista do JOTA, a entrevista vai abordar a proposta que busca integrar as forças de segurança, como as polícias militares, civis e penais, além do sistema prisional, sob coordenação da União.
A entrevista terá transmissão no YouTube do JOTA.
Projeto Economia Legal
O evento realizado pelo JOTA reúne empresas e a sociedade civil em uma coalizão. O objetivo está em dar visibilidade aos efeitos da insegurança pública, formular compromissos públicos que reforcem a urgência de soluções e dialogar com o poder público.
O projeto tem patrocínio do Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), Instituto Combustível Legal (ICL), e Philip Morris Brasil. E, além do dia 17, outro evento está programado para o dia 24/11, em São Paulo.
Entrevista com Ricardo Lewandowski
Data: 17 de novembro
Local: Casa JOTA, Brasília
Onde assistir: ao vivo no YouTube do JOTA
Horário: às 15h