O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou nas redes sociais nesta quinta-feira (6/11) que foi afastado do cargo. A prefeitura da cidade do interior de São Paulo afirmou, em nota, que o vice-prefeito Fernando Martins assumiu a administração municipal até que “os fatos sejam esclarecidos”.
Manga foi um alvos de uma ação da Polícia Federal (PF) de cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira. A ação faz parte da Operação Copia e Cola, deflagrada inicialmente em abril, que investiga suspeitas de corrupção e outros possíveis crimes na contratação, pela prefeitura, de uma instituição para gerir unidades de saúde na cidade. A instituição foi contratada sem licitação, via contrato emergencial.
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email
Segundo a PF, a suspensão de função pública por alvos da operação é medida cautelar determinada pela Justiça, ou seja, o afastamento é temporário, durante o andamento do processo.
Conhecido por sua popularidade nas redes sociais, Manga ganhou o apelido de “prefeito tiktoker”. Ele anunciou o afastamento em um vídeo no Instagram e afirmou que está sendo perseguido por “aparecer demais”. Na quarta, afirmou, foi até o Palácio da Justiça para pedir que “o Exército seja colocado nas ruas.”
“Pessoal acredite se quiserem, me afastaram do cargo”, disse ele no vídeo, gravado em Brasília. “Isso que eles estão fazendo vai soprar nosso nome ainda mais”. Manga não deu nenhuma explicação sobre as suspeitas investigadas pela operação.
Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou proibição de contato dos suspeitos com determinadas pessoas e o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns dos investigados, no valor aproximado de R$ 6,5 milhões.
Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor
A Polícia Federal também cumpriu dois mandados de prisão preventiva. Uma das pessoas presas foi o empresário Marco Mott, amigo de Manga. O JOTA não localizou a defesa de Mott para comentário. O espaço segue aberto.
A Operação Copia e Cola foi deflagrada originalmente em 10 de abril e, segundo a PF, a análise do material apreendido nessa primeira fase permitiu identificar novos suspeitos, que foram alvo da ação nesta quinta.
Em abril, a operação apreendeu uma grande quantidade de dinheiro em espécie, muitas armas de diversos calibres e um Porsche 911 Carrera, que custa cerca de R$ 800 mil.
Notoriedade nas redes sociais
Manga tem 3,8 milhões de seguidores no Instagram e 3,3 milhões no TikTok — números bem maiores do que a população de Sorocaba, que tem cerca de 700 mil pessoas.
Ele ficou conhecido como “prefeito tiktoker” graças ao sucesso de seus vídeos curtos de autopropaganda nas redes — feitos com linguagem de rede social e menos institucionais do que a média.
Inscreva-se no canal do JOTA no Telegram e acompanhe as principais notícias, artigos e análises!
Manga comenta assuntos populares e usa vídeos virais que circulam nas redes como gancho para fazer propaganda de suas ações na cidade — um de seus posts mais recentes, por exemplo, é comentando a série de ficção Tremembé, da Amazon Prime, sobre o presídio no interior de São Paulo.
Em um de seus vídeos mais populares, com 15 milhões de visualizações no TikTok e 13 milhões no Instagram, o prefeito criticou o preço do café no país e anunciou 100% de desconto no IPTU para empresas de torrefação de Sorocaba.
O post chegou a ter engajamento de marcas como a Riachuelo, que comentou no TikTok: “vou ter que abrir mais lojas aí”. O Duolingo fez um vídeo com a coruja da empresa chegando em Sorocaba, enquanto a Netflix brincou com “a cidade 300 anos no futuro”.
Muitas das respostas aos vídeos de Rodrigo Manga questionam “onde fica Sorocaba” e afirmam “vou me mudar para lá”, apoiando as iniciativas divulgadas pelo prefeito. As campanhas, entretanto, também geram muitas reações negativas.
Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!
Além de respostas por conta de posições políticas e declarações do prefeito, o slogan “vem morar em Sorocaba” ganhou uma trend (vídeos semelhantes reproduzidos por vários usuários) no TikTok chamada “realidade de Sorocaba”. Nas publicações, moradores da cidade mostram uma série de problemas, principalmente de infraestrutura e urbanização, utilizando também as hashtags #prefeitomanga #tudomentira.
No X, o vídeo em que Rodrigo Manga anuncia 100% de desconto no IPVA e no IPTU para veículos híbridos flex produzidos em Sorocaba recebeu uma etiqueta de atenção do Notas da Comunidade afirmando que a declaração traz “uma desinformação”, já que o IPVA é um imposto estadual e prefeitos não têm autoridade para declarar isenção. Apesar da informação, o vídeo alcançou 6 milhões de visualizações no Instagram e 5 milhões no TikTok.