A pouco mais de uma semana do início da COP30, a presidência brasileira confirmou os principais números e a programação da Cúpula de Líderes, que será realizada nos dias 6 e 7 de novembro, em Belém (PA). O encontro reunirá 143 delegações, das quais 57 serão chefiadas por líderes de Estado e de governo e 39 por ministros.
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email
O evento funcionará como uma espécie de “prévia política” da Conferência do Clima da ONU, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a cúpula marcará o momento em que os chefes de Estado darão o “termo de referência” para orientar as negociações da COP.
“Será um encontro voltado à orientação política e ao impulso das discussões técnicas. Cada país chega com sua visão, e esse diálogo de alto nível define as bases para o entendimento global”, explicou a ministra.
Embora nas últimas COPs, nos Emirados Árabes Unidos e no Azerbaijão, a reunião de líderes tenha inaugurado oficialmente o evento, no Brasil a cúpula ocorrerá antes da conferência, mas manterá o papel de abertura diplomática e coordenação política.
Programação e temas centrais
A plenária de abertura, no dia 6/11, será conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também presidirá três sessões temáticas. No mesmo dia, Lula comandará um almoço de abertura e uma mesa-redonda sobre “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos”.
No dia 7/11, estão previstas as sessões sobre Transição Energética e sobre os 10 anos do Acordo de Paris, que abordarão as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o financiamento climático. Cada sessão reunirá cerca de 40 líderes.
“Todos os líderes poderão discursar na plenária e também escolher até duas sessões temáticas para participar. Estamos organizando para que cada um tenha tempo de fala e representatividade equilibrada”, explicou o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador Maurício Lyrio.
Além dos 57 líderes confirmados, 170 delegações já se inscreveram para a COP30 em si. Estados Unidos e Argentina ainda não confirmaram presença na Cúpula de Líderes, mas poderão enviar representantes técnicos à conferência.
Agenda presidencial e bastidores diplomáticos
O presidente Lula deve antecipar sua ida a Belém, com previsão de chegada no sábado (1º/11), para vistoriar o aeroporto e o novo porto da cidade. Nos dias seguintes (2 e 3/11), fará visitas a comunidades quilombolas e indígenas da região.
A partir de quarta-feira (5/11), Lula terá reuniões bilaterais com outros líderes estrangeiros antes de abrir oficialmente a cúpula. Segundo o Itamaraty, os encontros bilaterais só serão divulgados no dia do evento por questões de segurança diplomática.
Durante os dois dias da cúpula, estão previstos almoços, fotos oficiais, coquetéis e sessões plenárias abertas, que se estenderão até o final da sexta-feira (7/11). A expectativa é de que Lula participe também da abertura oficial da COP30, no dia 10 de novembro, em Belém.
Marina Silva destacou que o formato adotado pelo Brasil é inédito. “Essa será a primeira Cúpula de Líderes realizada fora do calendário formal da COP, mas ela cumpre o papel de orientar o processo de negociação. Belém se tornará, por dois dias, o epicentro político das discussões climáticas globais.”
Entre os temas de destaque estará o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), proposto pelo Brasil como mecanismo de financiamento permanente para conservação de florestas tropicais e biodiversidade.
“Será uma cúpula representativa da comunidade internacional e um momento de reafirmação do protagonismo brasileiro na agenda climática”, afirmou Maurício Lyrio.
A presidência da COP também confirmou uma novidade curiosa: esta será a “COP sem gravata”, devido ao clima quente e úmido da Amazônia. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, afirmou que a ideia é “valorizar a informalidade no melhor sentido da palavra brasileira”.
Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!
Programação provisória da Cúpula dos Líderes da COP30
Quinta-feira (6/11)
- 7h – 10h: Chegada dos líderes, recepção por Lula
- 10h30 – 17h30: Abertura da Sessão Plenária Geral
- 13h30 – 15h: Almoço
- 15h – 17h30: Sessão Temática 1 – Clima e Natureza: Florestas e Oceanos
- 17h30 – 18h: Foto oficial
- 18h – 20h: Coquetel
Sexta-feira (7/11)
- 8h – 10h: Chegada dos líderes à Zona Azul
- 10h – 10h30: Foto de Família
- 10h30 – 18h: Continuação da Sessão Plenária Geral
- 11h – 13h: Sessão Temática 2 – Transição Energética
- 13h30 – 15h: Almoço
- 15h30 – 18h: Sessão Temática 3 – 10 anos do Acordo de Paris: NDCs e Financiamento