As vulnerabilidades pessoais e coletivas – causadas por estruturas econômicas, sociais, culturais ou pelo aquecimento global e suas consequências – são os temas principais de debate no evento `Mudanças Climáticas, Diversidade e Vulnerabilidades¿, que acontece no próximo dia 12 de setembro no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). Entre os palestrantes, está o professor Sergio Margulis, matemático e economista com experiência de 22 anos no Banco Mundial com projetos ambientais; e a juíza federal Luciana Ortiz, integrante do Comitê Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades (PopRuaJud).
A abertura será às 9h do dia 12 com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Célio Horst Waldraff. Na sequência, o professor Sérgio Margulis fala sobre `Mudanças do Clima e Impactos no Brasil’. Ao longo do dia, outras palestras discutem o tema do evento, que acontecerá no plenário Pedro Ribeiro Tavares, no edifício sede do TRT-PR, localizado na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528. À tarde, servidoras e servidores do Tribunal trocam informações sobre boas práticas de sustentabilidade aplicadas à realidade do Judiciário. Veja a programação completa abaixo.
A iniciativa do evento é resultado da união de forças de três grupos internos do TRT-PR: Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade, Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade e do Subcomitê Regional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua – PopRuaJud.
Inscrições e transmissão
O evento é aberto ao público e quem tiver interesse em participar deve se inscrever pelo e-mail eventos@trt9.jus.br. Serão emitidos certificados. Os(as) magistrados(as) e servidores(as) devem se inscrever via Escola Judicial, no site da instituição (clique aqui para acessar o link direto). A participação contará para o cômputo de horas para fins de Adicional de Qualificação (AQ) e de Atividade Formativa.
O canal do TRT-PR no Youtube fará a transmissão ao vivo do evento para quem tem interesse de acompanhar em outras cidades, com intérprete de Libras para oferecer acessibilidade à pessoas surdas.
Colegiados temáticos
Os colegiados temáticos do TRT-PR foram estruturados de acordo com a Resolução nº 325/2022 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que institui a Política de Governança dos Colegiados Temáticos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus e do próprio CSJT. A resolução define colegiado temático como ¿agrupamento de pessoas, com papéis interdependentes, instituído por ato normativo, sob a forma de comitê, subcomitê, comissão ou grupo de trabalho, para propor diretrizes, estratégias e ações de governança e/ou gestão relativas a temas gerais ou específicos, ou para realizar atividades orientadas por resultados.
Clique aqui e conheça os colegiados temáticos do TRT-PR.
Programação MUDANÇAS CLIMÁTICAS, DIVERSIDADE E VULNERABILIDADES
MANHÃ
9h – abertura com a presença do presidente, desembargador Célio Horst Waldraff
9h30min/10h30min – Palestra Mudanças do Clima e Impactos no Brasil – Prof. Sérgio Margulis
11h/11h30min – Boas Práticas do CPLS por Abraham Bastos
11h30min/12h – Espaço aberto para Multiplicadores apresentarem boas práticas
12h – Intervalo para almoço
(Multiplicadores e participantes estão convidados para almoço por adesão)
TARDE
14h/15h – Palestra Política Nacional Judicial de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades – Dra. Luciana Ortiz
15h15min/15h30min – Boas Práticas PopRuaJud por Alessandra Garcia
15h30min/16h30min – Palestra Efeitos das alterações climáticas às populações socioeconomicamente vulneráveis – Dra. Ana Maria Rufino Gillies
16h45min/17h – Boas Práticas em Equidade e Diversidade por Jandair Neubauer
17h – Confraternização de encerramento
*Texto editado às 17h40 do dia 4 de setembro para incluir na programação a palestra palestra ‘Efeitos das alterações climáticas às populações socioeconomicamente vulneráveis’.
Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR
Arte: Luciana Fontana / Ascom TRT-PR