A probabilidade de Eduardo Pimentel (PSD) vencer Cristina Graeml (PMB) nas eleições municipais 2024 e ser eleito prefeito de Curitiba é de 85%, aponta o agregador de pesquisas eleitorais do JOTA.
De acordo com o agregador do JOTA, Pimentel tem 50% dos votos totais, cálculo que inclui brancos e nulos, enquanto Cristina tem 40%. Considerando os votos válidos, o atual vice-prefeito de Curitiba aparece com 56%, já sua opositora tem 44%.
Acompanhe a cobertura das Eleições 2024 na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do segundo turno
O resultado do primeiro turno na capital paranaense foi considerado uma surpresa. Cristina Graeml desbancou o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) e Ney Leprevost (União Brasil), favoritos para ir ao segundo turno no início da campanha.
Eleições 2024 AO VIVO: Apuração, resultados e notícias do segundo turno
O JOTA conta com duas ferramentas que oferecem insights sobre o cenário político brasileiro, fundamentais para compreender as dinâmicas da opinião pública e as tendências eleitorais: o agregador de popularidade presidencial e o agregador de eleições.
O agregador de popularidade presidencial do JOTA é uma ferramenta exclusiva que leva em conta mais de 900 pesquisas de opinião realizadas nos últimos 34 anos no Brasil, permitindo a comparação dos últimos 12 governos e 8 presidentes. Desde o início do terceiro mandato de Lula, mais de 230 pesquisas nacionais já foram incorporadas ao modelo, capturando o humor da população sobre o desempenho do governo.
Já o agregador de eleições consolida milhares de dados de intenção de voto e projeções para diversas disputas políticas no país, abrangendo desde eleições presidenciais até as disputas para governadores e prefeitos de capitais e grandes cidades.
Em 2022, o agregador de pesquisas eleitorais do JOTA acertou com precisão que as eleições presidenciais seriam decididas apenas no segundo turno e que, ao final, seria eleito o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Desde o início das campanhas e mesmo com resultados de diferentes pesquisas indicando a possibilidade de definição já no primeiro turno, o agregador do JOTA demonstrava que haveria segundo turno. A possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, segundo o agregador do JOTA, sempre ficou abaixo de 15%.
Foto ou filme?
O JOTA prefere utilizar dados agregados, em vez de se basear nos números de uma única pesquisa ou instituto. Cada empresa de pesquisa adota métodos próprios de seleção, coleta, ponderação e análise das respostas. Por isso, o JOTA desenvolveu um modelo estatístico próprio de agregação, que compara resultados de diferentes pesquisas e calibra com base no desempenho histórico de cada instituto.
Eleições 2024 AO VIVO: Apuração, resultados e notícias do segundo turno