AGU coordenará grupo de trabalho para aperfeiçoar política regulatória no país

  • Categoria do post:JOTA

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai coordenar um grupo de trabalho que terá o objetivo de estudar medidas para aperfeiçoar a atual política regulatória do país. Entre outros pontos, o grupo discutirá o atual modelo das agências reguladoras e possíveis propostas de atualização da Lei 13.848/2019 (Lei Geral da Agências). Os trabalhos ainda não começaram.

Um outro aspecto que deverá ser objeto de análise pelo grupo é a possível criação de um órgão responsável pela supervisão e coordenação regulatória dos demais órgãos reguladores, a exemplo do ocorre em diversos países, como Estados Unidos (Office of Information and Regulatory Affairs – OIRA), Canadá (Treasury Board) e Inglaterra (UK’s Regulatory Policy Committee), e instituições, a exemplo da Comissão Europeia (Better Regulation).

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

As premissas que deverão guiar as discussões do grupo são, dentre outras, as seguintes:

Ampliação da transparência do processo decisório das agências;
Melhoria dos mecanismos de prestação de contas e controle social das atividades das agências;
Aperfeiçoamento dos mecanismos de proteção institucional e avaliação do corpo diretivo;
Aperfeiçoamento dos instrumentos para prevenir conflitos de interesse entre os corpos diretivos e técnicos e empresas reguladas;
Modernização das regras para reforço da autonomia decisória das agências e para evitar interferências por parte de atores políticos na atividade regulatória.

O grupo de trabalho será composto pela AGU, como coordenadora, Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Ministério da Fazenda, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e outras pastas que possuem agências reguladoras a elas vinculadas. As conclusões do grupo de trabalho deverão ser debatidas com o Congresso Nacional e outras instituições públicas.

O aperfeiçoamento do modelo regulatório integra a agenda do governo e da AGU desde o início da atual gestão. Ainda em 2023, a Advocacia-Geral criou uma Consultoria Federal de Regulação Econômica, e também instituiu a Câmara de Promoção de Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios, iniciativas que estão em sintonia com a retomada, pelo MDIC, do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (Pro-REG) e com o lançamento recente da Estratégia Nacional de Melhoria Regulatória (Regula Melhor).

O debate sobre uma instância para aprimorar a atividade regulatória no âmbito das agências está, como mencionado anteriormente, em sintonia com o que vem sendo observado em diversos países do mundo.