Segundo turno em Aracaju – Emília Corrêa x Luiz Roberto – Propostas e perfis dos candidatos

  • Categoria do post:JOTA

O segundo turno das eleições para prefeito de Aracaju em 2024 contará com dois candidatos que em sua base de apoio simbolizam a polarização nacional entre as siglas protagonistas da política brasileira nas últimas eleições. De um lado, estará Emília Corrêa (PL), que recebeu apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, também do PL. Do outro, estará Luiz Roberto (PDT), que tem apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula.

Favorita a conquistar a Prefeitura Municipal de Aracaju, Emília Corrêa terminou o primeiro turno na liderança da disputa, com 41,6% dos votos. Já o adversário dela no segundo turno, Luiz Roberto, obteve 23,8% dos votos válidos.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Caso seja eleita, a candidata a prefeita de Aracaju Emília Corrêa pretende criar um plano de formação continuada aos profissionais que atuam diretamente com a Educação Infantil em Aracaju, ampliar e melhorar a Atenção Primária à Saúde (APS). Na mobilidade urbana, propõe implantar um centro de operações e controle com sala de crise para monitorar trânsito, transporte, defesa civil e espaços públicos e integrar as forças de segurança municipais. Leia aqui as propostas de Emília Corrêa, candidata a prefeita de Aracaju.

Já o candidato a prefeito de Aracaju Luiz Roberto quer criar um programa de incentivo financeiro mensal para atrair estudantes jovens e adultos a concluírem o ensino fundamental, incentivar e apoiar o desenvolvimento dos pequenos empresários e a economia criativa local, e elaborar planos de ações para enfrentar as mudanças climáticas. Leia as propostas do candidato Luiz Roberto, candidato a prefeito de Aracaju.

+JOTA: Segundo turno em Fortaleza – André Fernandes x Leitão – Propostas e perfis dos candidatos

+JOTASegundo turno em Manaus – David Almeida x Alberto Neto – Propostas e perfis dos candidatos

Quem são os candidatos que disputam o segundo turno em Aracaju (SE) nas eleições municipais de 2024

Emília Corrêa (PL)

Emília Corrêa, 61 anos, é natural de Lagarto (SE), mas reside em Aracaju desde criança, e tem se colocado como principal nome da direita na cidade. A vereadora é advogada, defensora pública aposentada e comunicadora de TV. Está em seu segundo mandato parlamentar, e preside a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju. Em março, Emília Corrêa migrou do PRD para o PL, sigla pela qual é candidata a prefeita de Aracaju nas eleições municipais de 2024. Côrrea é apoiada pelos partidos Agir e pela federação PSDB-Cidadania, que indicou como candidato a vice-prefeito, o vereador Ricardo Marques (Cidadania).  Agora Emília Corrêa disputa o segundo turno das eleições 2024 para a Prefeitura de Aracaju contra Luiz Roberto.

Luiz Roberto (PDT)

Luiz Roberto, 58 anos, é natural de Aracaju (SE), e é o sucessor político escolhido pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Ele é secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do governo estadual de Fábio Mitidieri (PSD), que apoia seu nome, em busca de manter a base governista unida. Foi líder da Emsurb, empresa responsável pela coleta de lixo, manutenção de parques e vias de Aracaju. Foi servidor do Ministério da Fazenda e, também, trabalhou na Petrobras, onde se aposentou. Luiz Roberto disputa a Prefeitura de Aracaju em chapa com o vereador Fabiano Oliveira (PP) como vice na chapa.  Agora Luiz Roberto disputa o segundo turno das eleições 2024 para a Prefeitura de Aracaju contra Emília Corrêa.