Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União Brasil) disputarão o 2º turno das eleições municipais de 2024 para decidir quem será o próximo prefeito de Goiânia (GO). Com 99,6% das urnas apuradas, Rodrigues obteve 31,14%, enquanto Mabel recebeu 27,66%. Acompanhe a cobertura das eleições municipais 2024 ao vivo no JOTA.
Na terceira posição, Adriana Accorsi (PT) alcançou 24,44% dos votos válidos, seguida de Matheus Ribeiro (PSDB), com 6,81%, e Vanderlan Cardoso (PSD), com 6,57%. O atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade), obteve apenas 3,14%.
Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno
Antes do pleito, as pesquisas indicavam uma disputa bastante acirrada pela vaga no segundo turno entre Fred Rodrigues e Adriana Accorsi contra Sandro Mabel.
Sandro Mabel foi convidado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), para disputar a prefeitura. Caiado é o governador mais bem avaliado do país, segundo dados da AtlasIntel. Mabel tem uma longa trajetória na política e no setor empresarial, tendo presidido até maio deste ano a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Além disso, é o candidato a prefeito mais rico das eleições 2024, com um patrimônio total de R$ 313,4 milhões.
Fred Rodrigues é o candidato apoiado por Jair Bolsonaro na disputa. Inicialmente, o deputado federal Gustavo Gayer (PL) era cotado para liderar a chapa, com Rodrigues na vice. Contudo, após um pedido do ex-presidente para que Gayer “ficasse em Brasília”, Rodrigues foi escolhido para liderar a chapa do PL, ao lado de Leonardo Rizzo (Novo) como candidato a vice.