Começa nesta quinta-feira (8/8) a série de debates das eleições municipais de 2024. O primeiro debate será realizado pela Band com candidatos a prefeituras de 19 cidades, sendo 13 capitais, a partir das 22h15, simultaneamente. Veja abaixo a lista das cidades em que os candidatos serão sabatinados.
Um dos debates mais aguardados é o de São Paulo, que terá a presença de Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB), Guilherme Boulos (PSol) e José Datena (PSDB). Será a primeira vez que os candidatos se enfretarão.
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas diariamente no seu email
Os participantes foram escolhidos de acordo com a Lei Eleitoral, que determina a inclusão dos candidatos de partido, coligação ou federação tenham ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional.
Ao todo, a Band, em parceria com o Google, realizará 51 debates antes do primeiro turno das eleições. As sabatinas terão transmissão simultânea na Band, BandNews FM e nas plataformas digitais Band.com.br e Bandplay.
Como vai ser o debate
De acordo com a Band, o debate será dividido em três blocos e terá aproximadamente 1h30 de duração. No primeiro bloco, os candidatos terão 1 minuto e 30 segundos para responder perguntas escolhidas pela produção sobre o programa de governo.
Na sequência, está previsto o confronto direto, em que cada candidato poderá escolher para quem deseja perguntar. Cada pergunta terá duração de 1 minuto e o tempo para a resposta e tréplica é de 4 minutos.
No segundo bloco, os jornalistas da Band irão fazer perguntas aos candidatos. Serão destinados até 2 minutos para a resposta, 1 minuto para o comentário e 1 minuto para a réplica. Já no terceiro e último bloco, haverá mais uma rodada de confronto entre os candidatos. Eles terão 1 minuto para a pergunta e 1 minuto para a réplica. Para resposta e tréplica, cada candidato terá o tempo acumulado de 4 minutos.
Ao fim, cada candidato terá 2 minutos para fazer comentários sobre temas apontados pelos eleitores.
‘Tom da campanha’
Em nota, o diretor-geral de conteúdo do Grupo Bandeirantes, Rodolfo Schneider, disse acreditar que os debates dão o tom para as campanhas eleitorais. “A gente consegue olhar o candidato e saber qual será a toada dele na campanha, onde ele vai mirar mais, o que ele vai falar mais, para onde ele vai fortalecer sua ideia em termos de ideias e propostas.”
Confira as cidades em que será realizado o debate
São Paulo
Presidente Prudente
Campinas
Caraguatatuba
Rio de Janeiro
Belo Horizonte
Uberlândia
Porto Alegre
Curitiba
Salvador
João Pessoa
Manaus
Londrina
Cascavel
Goiânia
Teresina
Natal
Fortaleza
Boa Vista