Felipe Recondo participa de lançamento do livro ‘Por que a democracia brasileira não morreu’

  • Categoria do post:JOTA

Felipe Recondo, diretor de Conteúdo do JOTA, participará na próxima quarta-feira (12/6), do lançamento do livro “Por que a democracia brasileira não morreu” em Brasília. O evento ocorrerá na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, no Supremo Tribunal Federal (STF), a partir das 18h.

O lançamento da obra contará com um debate com os autores, Marcus André Melo e Carlos Pereira, além do professor do Insper, Diego Werneck, e os jornalistas Felipe Recondo e Carolina Brígido. Após o painel, haverá uma sessão de autógrafos com os autores.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas diariamente no seu email

O livro aborda os desafios enfrentados pela democracia brasileira na última década, passando pelo impeachment de Dilma Rousseff, a eleição de Jair Bolsonaro e a sua subsequente e conturbada derrota nas urnas para o líder de esquerda mais popular do Brasil.

Esses eventos levantaram dúvidas sobre a eficiência do sistema de governo brasileiro, o presidencialismo multipartidário, e se o equilíbrio nas relações entre Executivo e Legislativo foi comprometido.

Com orelha assinada por Sérgio Abranches, Melo e Pereira oferecem uma análise sobre as funcionalidades e disfuncionalidades do modelo político brasileiro. Na obra, eles defendem que, apesar dos desafios, as instituições democráticas têm mostrado resiliência e o presidencialismo continua a incluir diversos interesses sociais. 

Não será necessária inscrição para participar.