TRT-15 promove III Seminário Regional da Memória da Justiça do Trabalho no dia 7
anasiqueira
Sex, 24/11/2023 – 14:13
A Comissão de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e a Escola Judicial da Corte promovem na quinta-feira, 7/12, o III Seminário Regional da Memória da Justiça do Trabalho. O evento acontece no auditório 1 da Ejud15 e reunirá magistrados, servidores, estagiários, além de profissionais e estudantes. Também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do Youtube da Ejud-15.
Com duas conferências e três painéis, a programação se destaca pela abordagem de casos paradigmáticos julgados pelo tribunal. A abertura do evento está marcada para as 9 horas com a presença dos desembargadores do TRT-15 José Otávio de Souza Ferreira (vice-presidente administrativo), João Alberto Alves Machado (vice-presidente judicial e presidente da Comissão de Preservação da Memória) e Carlos Alberto Bosco (diretor da Escola Judicial da Corte).
#ParaTodosVerem: quadro branco, com filetes vermelhos nas laterais. No da esquerda, estão as logomarcas do TRT-15 e da Ejud-15 em branco. No alto, centralizado, os dizeres em preto: Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, seguido logo abaixo, do texto em itálico: III Seminário Regional da Memória da Justiça do Trabalho. Na sequência, em vermelho, a data: 7 de dezembro de 2023 – 9h às 13h. Presencial – Auditório 1 da Escola Judicial do TRT15, Rua Barão de Jaguara, 901 – 5º andar – Campinas/SP. Abaixo, na parte branca, uma foto antiga em tom sepia de uma rua de Campinas, com pessoas de chapéu e carroças.
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre de Souza Agra Belmonte abrirá a programação com a conferência sobre “Justiça do Trabalho: Memória, Caminhos e Horizontes”. O “Caso Ford” (DCG 0005329-19.2021.5.15.0000) será tema do primeiro painel.O debate contará com a participação do desembargador aposentado do TRT-15 Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e da procuradora do Ministério Público do Trabalho Ana Lucia Ribas Saccani Casarotto. O desembargador do TRT-15 Orlando Amancio Taveira presidirá a mesa.
O segundo painel, que abordará “Recuperação Judicial e Execução na Justiça do Trabalho: Um Caso de Cooperação Judiciária” (Processo nº 00747000-98.2006.5.15.0096), terá coordenação da desembargadora do TRT-15 Erodite Ribeiro dos Santos. O tema será debatido pelos desembargadores da 15ª Jorge Luiz Souto Maior (aposentado) e Marcos da Silva Porto.
Na sequência, o terceiro painel sobre “O Caso dos Cortadores de Cana-de-Açúcar” (ACP 0001117-52.2011.5.15.0081), presidido pelo desembargador do TRT-15 Luís Henrique Rafael, terá como debatedores os desembargadores Maria da Graça Bonança Barbosa e Hélio Grasselli. A conferência de encerramento, agendada para as 12h30, traz a palestra “O Ferroviário Paulista na História Judiciária do TRT-15”, conduzida pelo advogado Ulisses Nutti Moreira.
O encerramento oficial do evento estará a cargo do desembargador João Alberto Alves Machado, presidente da Comissão de Preservação da Memória. “O III Seminário Regional da Memória da Justiça do Trabalho promete ser um espaço enriquecedor para reflexões sobre o passado e o futuro da instituição, consolidando-se como um marco na preservação e promoção da memória da Justiça do Trabalho”, destaca o magistrado.